Desconto para alunos e funcionários no Odeon
27/05/2015 15:57
Pedro Malan / Foto: Matheus Salgado

Um dos benefícios da parceria entre a PUC-Rio e o novo Centro Cultural Severiano Ribeiro, antigo Cine Odeon, será um desconto promocional para alunos, professores e funcionários da PUC-Rio nas sessões. Ao apresentar a carteirinha da Universidade na compra de uma entrada, inteira ou meia, a pessoa ganhará outro ingresso da mesma categoria


O diretor de programação do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Sérgio Sá Leitão, e o diretor de patrimônio do Grupo Kinoplex, Luiz Henrique Baez, estiveram na Universidade, nesta terça-feira, 26 de maio, para falar sobre a parceria da PUC-Rio com o novo Centro Cultural Severiano Ribeiro, antigo Cine Odeon, na Cinelândia. O encontro foi organizado e mediado pelos professores do Departamento de Comunicação Social Arturo Netto e Miguel Pereira. Um dos benefícios da parceria será um desconto promocional para alunos, professores e funcionários da PUC-Rio nas sessões. Ao apresentar a carteirinha da Universidade na compra de uma entrada, inteira ou meia, a pessoa ganhará outro ingresso da mesma categoria.

O diretor de programação do Centro Cultural apontou dois desafios a serem enfrentados: o primeiro, de fazer uma programação viva e plural, que impacte a população, com filmes capazes de produzir reflexões e que promovam debates. Já o segundo é tornar o Odeon sustentável, ou seja, possibilitar que o cinema viva das próprias receitas. Ele assinalou, entretanto, que a tarefa é complicada, uma vez que o custo de manutenção é alto.

A programação do Centro Cultural já tem confirmados, para este ano, o Festival do Rio, o Festival Varilux de Cinema Francês, o Festival do Cinema Gay e o festival de filmes de animação Anima Mundi. Haverá também o Cineclube PUC, uma sessão mensal programada pela Universidade, e o Prêmio PUC-Rio/Kinoplex, uma exibição de filmes realizados pelos alunos de cinema do Departamento de Comunicação Social. Além disso, cursos, aulas e seminários serão organizados no Cento Cultural, com os mais diversos temas.

- Um dos objetivos do Centro Cultural é fornecer uma experiência distinta do cinema convencional. É possível perceber o quão seremos diferentes com toda essa programação diferente e plural, para todos os públicos – explicou Sérgio.

Segundo Baez, o Grupo Severiano Ribeiro sempre procurou preservar os cinemas de rua, e com o Odeon não foi diferente. Ele afirmou que o cinema é um instrumento de “reaglutinação” da sociedade, capaz de ser usado para discutir o mundo e repensar os valores atuais. Além disso, o diretor de Patrimônio disse que o Odeon será um espaço livre de manifestação, o que corresponde à característica do Grupo de sempre ser aberto a visões distintas e diferentes.

- O Centro Cultural tem como um de seus objetivos fomentar estas discussões, fazer pensar e refletir. Sem dúvida, é um momento muito propício para esta parceria e, portanto, peço para que todos vocês frequentem assiduamente e aproveitem o lugar – ressaltou.

Para Leitão, o Odeon é um cinema simbólico, marcante e expressivo, e o Grupo Severiano Ribeiro tomou uma decisão corajosa ao reinaugurá-lo, sem ajuda financeira de outros, somente do próprio bolso.

- Em meio a tantas más notícias de que instituições culturais do Rio de Janeiro vão ser fechadas, a reabertura do Odeon é gratificante neste cenário – disse.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro