DNA Carioca se despede dos pilotis
29/05/2015 14:38
Matheus Paulo Malgaço/ Foto: Matheus Salgado

Mostra trouxe o jeitinho carioca de ser para os pilotis da Universidade, entre os dias 25 e 29 de maio. Um dos destaques da exposição foi o grafite

A cada dia, um grafiteiro produzia uma arte no painel instalado nos pilotis do Edifício da Amizade


O último dia da exposição DNA Carioca foi marcado por muita festa e descontração. Os alunos se despedem da mostra que trouxe o jeitinho carioca de ser para os pilotis da Universidade, entre os dias 25 e 29 de maio. Cinema, música, alimentação, costumes e hábitos, de tudo um pouco foi apresentado durante os cinco dias de exposição, organizada pelos alunos da Disciplina Laboratório de Publicidade, do 6º período, do Departamento de Comunicação Social.

A professora Cristina Bravo, uma das organizadoras da mostra, disse estar satisfeita com o resultado da exposição. Ela ressaltou que, embora não tenha sido possível contemplar todas as realidades do Rio de Janeiro, a mostra tentou apresentar os aspectos positivos da cidade.

- A exposição foi muito positiva. Como uma disciplina na grade curricular, ela foi muito bem executada. Foi bem contextualizada com o que foi proposto em sala de aula. A apresentação foi coerente e correta, embora saibamos que não dê para falar de tudo, porque é uma cidade rica cheia de contrastes – comentou.

Um dos destaques do DNA Carioca foi o grafite. Antes marginalizado pela sociedade, atualmente o grafite é visto como um movimento cultural que representa uma parcela dos cariocas. Ao longo da semana, os visitantes puderam ver de perto como são produzidas as artes e trocar ideias com os grafiteiros que vieram à Universidade, entre eles, Vicente Lima, mais conhecido como Vince, Ricardo Kalache, Saulo (ou Saw), e Luigi Chiarelli, conhecido também como Elli.

Para Luigi Chiarelli, que é estudante de Design da PUC, o grafite é uma “válvula de escape”. Ele relata que, quando começou a grafitar aos 13 anos de idade, tinha receio, pois os grafiteiros não eram pessoas bem vistas. Porém, com apoio dos pais, resolveu investir na arte. A maior fonte de inspiração é a própria cidade.

- No início, quando saía para grafitar, ficava com medo. Um dia, ouvi uma sirene na rua, guardei os sprays na mochila rápido. Quando percebi, era uma ambulância. Hoje em dia, é mais fácil. Tem exposições e galerias de grafiteiros. Além disso, pintar no Rio é muito bom, porque inspiração não falta. São as paisagens, as pessoas, os símbolos da cidade como os Arcos da Lapa. Não tem cenário melhor – comenta.

Já o estudante de Comunicação Social Vicente Lima, o Vince, comenta os desafios da profissão e que, até hoje, a mãe não gosta quando ele sai para grafitar. Artista desde os 15 anos, Vince relata que aprendeu a fazer desenhos em casa e que, até hoje, para se aperfeiçoar, ele desenha no papel.

- Minha mãe não gosta muito porque é algo que, para os mais velhos, talvez seja um pouco difícil perceber o que é arte e o que é pichação. Mas estou na luta tentando me aperfeiçoar cada vez mais – ressalta.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento