Curso de cinema para jovens conclui mais uma etapa
30/06/2015 15:32
Por Julia Pimentel / Foto: Weiler Filho

O curso Cinema, Criação e Pensamento concluiu mais um módulo no dia 23 de junho. No encerramento das aulas desse semestre foram apresentados o último longa produzido pelo cineasta Eduardo Coutinho e o curta premiado de um dos alunos, Marcos Braz.

A oportunidade de expandir os conhecimentos cinematográficos para jovens e adultos das favelas do Rio resultou na criação do curso Cinema, Criação e Pensamento, promovido pelo Núcleo de Comunicação Comunitária (ComCom), do Projeto Comunicar. As aulas ocorrem semanalmente no Centro Loyola de Fé e Cultura e capacitam moradores das comunidades cariocas a se tornarem agentes multiplicadores da área audiovisual. A atividade, que é dividida em módulos, concluiu mais uma etapa no dia 23 de junho. No encerramento do curso, houve a apresentação do último filme do cineasta Eduardo Coutinho, morto há um ano, e do curta-metragem Beco dos Pancados, do aluno Marcos Braz, que foi premiado no Cine Favela Festival, que ocorreu na primeira semana do mês de junho.


O curso já existe há quatro anos e, segundo a diretora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Angeluccia Bernardes Habert, tem uma função que vai além de formar alunos em cinema. De acordo com a professora, a atividade ajuda esses jovens a pensarem melhor sobre a sociedade e a vida pessoal deles.

- Os alunos são muito interessados e eles têm crescido muito. Boa parte acredita que o curso está mudando a visão deles do mundo. É muito interessante – ressaltou Angeluccia.

O módulo desse semestre abordou sobre o cinema brasileiro e os documentários. Para o coordenador do ComCom, professor Miguel Serpa Pereira, a atividade continua muito bem e em progresso. Os alunos que desejam participar do curso podem se inscrever para o próximo período, que terá como tema as linhas mais importantes da história do documentário. As inscrições podem ser feitas no Centro Loyola de Fé e Cultura (Estrada da Gávea, 1 – Gávea).

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento