Novo diretor nas Ciências Sociais
09/07/2015 15:52
Letícia Gasparini / Fotos: Pedro Myguel

Professor Ricardo Ismael tomou posse como novo diretor do Departamento e prometeu investir na Pós-Graduação

Dar continuidade ao desenvolvimento da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais é o principal objetivo do novo diretor Ricardo Ismael. A cerimônia de posse ocorreu no dia 9 de julho, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a presença do Reitor, padre Josafá Carlos Siqueira, S.J., do Vice-Reitor, padre Francisco Ivern Simó, S.J., do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e da ex-diretora do Departamento de Ciências Sociais Maria Sarah da Silva Telles.

Ricardo Ismael destacou que os desafios da nova gestão serão manter o bom patamar da graduação, que é percebido por meio da pontuação que o Departamento alcançou no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); aumentar o corpo docente; dar continuidade aos projetos que já estavam sendo elaborados e, principalmente, prosseguir com o crescimento da Pós-Graduação. O professor falou ainda que, para conquistar esses objetivos, um dos projetos é o Seminário Internacional de Ciências Sociais, que será organizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2015, na Universidade.

– É um seminário que procura falar sobre a linha de pesquisa do Departamento de Ciências Sociais. Vamos trazer pesquisadores que, juntos com os professores do Departamento, vão fazer discussões sobre democracia, desigualdade, entre outros assuntos. É mais uma etapa dentro do processo de amadurecimento da Pós-Graduação. Formar uma Pós-Graduação com mestrado, doutorado e pós-doutorado leva tempo, mas esse é um processo que já completa dez anos em 2015.

A ex-diretora do Departamento de Ciências Sociais Maria Sarah da Silva Telles agradeceu a todos que colaboraram nos quatro anos em que foi gestora do Departamento. Ela ainda comentou que o Departamento passa por um grande momento, principalmente com as discussões que ocorrem diante da situação política e social do Brasil atualmente.

Padre Josafá encerrou a cerimônia agradecendo aos presentes. Ele disse que o Departamento de Ciências Sociais contribui para os diversos departamentos da Universidade, e que ele tem um papel muito importante para entender o mundo atual. O Reitor citou também a encíclica do Papa Francisco e destacou que a sociedade privilegia a economia de um país e esquece de outras situações, como o meio ambiente. Para Padre Josafá, as Ciências Sociais são fundamentais para criar uma reflexão sobre o assunto.

Ricardo Ismael é mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Está desde 1995 na Universidade como professor do Departamento de Ciências Sociais. Ele também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade.

Como pesquisador, Ricardo integra os grupos de pesquisa Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade, e Ideias, Intelectuais e Instituições, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele ainda é membro do Comitê Científico do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro