Para encerrar o Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE) com os professores africanos de São Tomé e Príncipe, na manhã do dia 16 de julho, a equipe de Design projetou uma atividade para criar material didático que pode ser usado em sala de aula. O objetivo é integrar diferentes áreas de conhecimento na criação de uma atividade dinâmica e educativa para as crianças de menos de cinco anos.
As áreas de conhecimento foram divididas em cinco grupos: linguagem, matemática, meio físico e social, expressões de movimento e expressões por meio da arte. Os professores se juntaram para criar atividades que combinassem pelo menos três dessas áreas de conhecimento, tendo sempre uma como foco principal.
Para uma das organizadoras do Seminário Flavia Nizia, o intuito é que os professores entendam a lógica da construção de uma atividade didática e trabalhe vários conteúdos juntos.
- Eles vão projetar uma atividade desde o tema inicial até a metodologia, ou como vai ser colocada em prática, e também produzir o material necessário para a atividade acontecer. Eles já vão sair daqui com pelo menos uma atividade pronta para ser colocada em prática. O mais importante é aprender e entender como criar um material educativo como esse, e que eles consigam fazer o mesmo lá.
De acordo com a organizadora, todas as atividades criadas são baseadas na metodologia que o Departamento de Design segue. Um currículo foi criado especialmente para ser desenvolvido por esses professores. Para Flavia, esse tipo de exercício permite que eles consigam desenvolver material didático de forma independente quando chegarem de volta as escolas na África.