Metodologia no Processo Criativo
28/08/2015 16:54
Cintia Ferrão/ Foto: Weiler Filho

Com o objetivo de expandir o conhecimento e promover o intercâmbio de ideias entre alunos e profissionais do mercado de trabalho, a Empresa Júnior da PUC-Rio criou o EJ+  

Com o objetivo de expandir o conhecimento e promover o intercâmbio de ideias entre alunos e profissionais do mercado de trabalho, a Empresa Júnior da PUC-Rio criou o EJ+, um encontro que ocorreu no dia 25 de agosto, no Anfiteatro Junito Brandão. A proposta é que o EJ+ seja realizado mensalmente, sempre no dia 25. A designer Clarissa Biolchini, da empresa LAJE, inaugurou o encontro e usou a oportunidade para explicar Design Thinking e algumas metodologias da inovação.

Segundo ela, o Design Thinking é pensar as soluções para um problema do ponto de vista do usuário. Ela relata que a revolução industrial impactou a economia de maneira que, hoje, grandes empresas estão mais próximas dos consumidores e procuram uma abordagem inovadora para solução de problemas.

Para a designer, esse novo comportamento caracteriza a Economia Criativa, que valoriza modelos de negócios que se originam da criatividade e diversidade de pensamentos. Um grande obstáculo observado por ela para esse processo de inovação é a atitude negativa das pessoas com a incerteza e a possibilidade de errar.

- Você testa e se não der certo você testa de novo. A vida é uma grande interrogação; a gente não sabe nada. Mas, com o embasamento das ferramentas acadêmicas, das ferramentas estratégicas, experiência e com gente bacana, o resultado vai sempre ficar bom.

Clarissa ainda apresentou ferramentas para estruturar e alcançar o melhor aproveitamento do processo criativo, como: mapa de stakeholders; mapa mental; desenho de cenários; visualização de conceitos; e outros. Para ela, a metodologia é tão importante quanto a criatividade.

- Tem que ter um processo, tem que ter uma metodologia, mas certos momentos têm que deixar fluir. Não adianta nada ficar fazendo brainstorm eternamente sem uma metodologia, senão vira uma conversa de bar.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro