Morre o coordenador do Laboratório de Telemídia da PUC-Rio, Luiz Fernando Gomes
09/09/2015 15:34
Giulia Saletto / Foto: Arquivo Projeto Comunicar

Vida profissional e acadêmica do professor foi toda ligada à PUC-Rio

O coordenador do Laboratório de Telemídia da PUC-Rio, Luiz Fernando Gomes Soares, morreu no dia 8 de setembro, aos 61 anos, de enfarte. Professor titular do Departamento de Informática, ele ficou conhecido na Universidade por ter sido o líder do grupo que desenvolveu o middleware Ginga, um formato de interatividade para o sistema brasileiro de TV Digital. A criação do Ginga garantiu ao professor o Prêmio ASSESPRO 2008 como Personalidade do Ano, assim como os prêmios Cientistas do Nosso Estado – Pesquisador Inovador no ano de 2005, e o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação em 2006. A Missa de Sétimo Dia será celebrada na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio.

O Decano do Centro Técnico Científico (CTC), professor Luiz da Silva Mello, era amigo de Luiz Fernando há 40 anos. Segundo ele, além do brilhantismo enquanto profissional, destacava-se também o lado humano do professor.

- Ele era um pesquisador brilhante, conceito 1-A pelo CNPq, criador do Ginga, professor titular aqui na PUC há vários anos. Mas do ponto de vista pessoal, quer dizer, o Luiz Fernando não conquistou tudo isso só pelo brilhantismo, mas foi uma das pessoas mais corajosas, íntegras e generosas que eu conheci.

Os dois professores se conheceram em 1974, quando ainda estavam na graduação em Engenharia Elétrica. Silva Mello conta que a amizade começou em jogos de futebol, todas as terças e quintas-feiras. Depois disso, chegaram a dividir apartamento e moraram no exterior durante o mesmo período, embora em países diferentes, o que possibilitou diversas viagens juntos.

- Fomos colegas durante todos esses anos e amigos pessoais muito próximos. É difícil acreditar que ele se foi assim de uma maneira tão repentina. Ele era um cara que a gente tinha uma inveja boa, porque tudo que fazia, fazia bem. Era, inclusive, um dançarino excepcional.

Luiz Fernando possuía graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, e doutorado em Informática também pela Universidade. Ele cursou também o pós-doutorado na École Nationale Supérieure des Télécommunications, na França, também em Informática. Ele começou a ministrar aulas na PUC em 1979, como professor auxiliar do Departamento de Engenharia Elétrica. Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado, e era pesquisador 1-A do CNPq.

As pesquisas que desenvolveu sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e a uma Recomendação ITU-T, fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento