NEAM celebra 34 anos
24/09/2015 12:30
Eduardo Manhães e Tobias Abdalla / Foto: Bruno Pavão

Homenagens e apresentações artísticas marcam festejo da data

O Núcleo de Estudo e Ação Sobre o Menor (NEAM) comemorou nesta quarta-feira, 23 de setembro, 34 anos de existência. Um encontro no Auditório do RDC marcou a data, com a presença do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, do Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento, Sérgio Bruni, da diretora e coordenadora do NEAM, Marina Moreira, e da diretora da Escola Municipal Christiano Hamann, Ligia Guedes.

O NEAM foi criado em 1981, com a proposta de ajudar jovens de baixa renda e, dessa forma, conceder oportunidades para esse público, como cursos oo auxílio de bolsas para diversas atividades, em curso de inglês, por exemplo. Ele atua por meio da interdisciplinaridade e integra várias áreas de conhecimento, como um elo entre o aprendizado acadêmico e social.

A comemoração foi marcada pelos agradecimentos e homenagens. O Vice-Reitor Comunitário, Augusto Sampaio, foi um dos homenageados. Ele enfatizou o trabalho realizado pelo Núcleo e brincou com a criação de um outro que pudessem atender aos idosos.

- A capacidade de sonhar da Marina junto ao NEAM, mesmo com os contratempos, é muito boa. É um trabalho que oferece opções para os jovens, lhe dá uma condição melhor. A PUC se satisfaz por abrigar e apoiar esse projeto. Tem dado tão certo que eu proponho a criação do NEAI, Núcleo de Apoio e Atendimento ao Idoso.

Sérgio Bruni também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo NEAM e destacou a afinidade da Universidade com o projeto.

- Queria parabenizar aos alunos, a Marina e equipe do Núcleo por essa aliança em prol de uma melhor perspectiva de futuro, ainda mais num momento de tantas dificuldades do nosso país. Se pudessem ter outros NEAMs, teríamos um futuro, realmente, muito mais promissor. A PUC apoia o projeto e, como uma instituição jesuíta, temos o desejo de acolhimento, independentemente de qualquer questão, como os níveis sociais.

O grupo de teatro Nós da Catedram (junção de cátedra e NEAM) apresentou um esquete, peça de curta-duração, para homenagear o serviço prestado pelo NEAM e a coordenadora Marina Moreira. Os alunos do sétimo ano da Escola Municipal Christiano Hamann também prestaram homenagem, por meio de um samba, com canto e dança.

A parte da tarde foi marcada pelos depoimentos de ex-alunos do projeto e atuais funcionários da PUC. Um deles foi o atual auxiliar administrativo da Fundação Padre Anchieta Rodrigo Soares de Souza. Aos 12 anos de idade, ele era morador de rua. Uma aluna de Design da PUC o encontrou abandonado no meio dos carros e o levou para conhecer o projeto.

-Enquanto eu morava nas ruas, não tinha nenhum amigo de verdade que quisesse me ajudar a sair daquele sofrimento. Eu via a minha vida passar e me afastava no convívio social, pois pensava que todas as pessoas eram ruins. Eu tive a dificuldade de abrir meu coração para aceitar ajuda. O convite dela me ensinou, durante todos esses anos, o importante ensinamento cristão de se doar ao próximo. Foi a minha motivação maior de não desistir.

O ex-aluno de Design da PUC Davison Coutinho está no NEAM há 13 anos como instrutor. Ele relatou a experiência no Núcleo e os laços que criou com a diretora do Núcleo.

- Eu ajudava meu pai na barbearia da Rocinha, quando a Marina me chamou para participar do NEAM. Foi um convite para a vida. O projeto acabou sendo para mim um convívio social interdisciplinar, em que a troca de valores e conhecimentos com meus colegas me ajudou a crescer. Durante todos os desafios que enfrentei como estudante de curso de inglês, aluno e mestrando em Design, a Marina sempre me cobrava comprometimento, porque sabia que eu poderia ir longe.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro