CETUC celebra 50 anos
28/09/2015 18:47
Prof. Diogo Maduell

O encontro foi marcado por depoimentos emocionados de funcionários e ex-diretores que foram homenageados

Criado no período de expansão das telecomunicações no Brasil, o Centro de Estudos de Telecomunicações (CETUC) celebrou 50 anos em solenidade ocorrida no dia 25 de setembro, no auditório do RDC. Durante a cerimônia, o Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., fez uma referência ao lema do brasão da Universidade, alis grave nil (com asas nada é pesado), e ressaltou que o centro de pesquisa soube entender que, com determinação, competência e seriedade, nada é pesado. O encontro foi marcado por depoimentos emocionados de funcionários e ex-diretores que foram homenageados.

O Vice-Reitor Acadêmico, José Ricardo Bergman, que é coordenador do grupo de antenas do CETUC, afirmou que o sucesso está na capacidade do centro se adaptar as modificações ocorridas no ramo, sem perder a eficiência científica.

- É a comemoração de um projeto que tinha o objetivo inicial de formar recursos humanos para a construção do sistema de telecomunicações no Brasil. Sua importância histórica, portanto, é muito grande, e o centro de pesquisa permanece vivo. O sistema foi privatizado, se transformou, mas apesar de todas essas mudanças, o CETUC continua ativo, atraindo pesquisadores competentes e mantendo a tradição de excelência da PUC.

De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o fortalecimento das comunicações, a partir de institutos como o CETUC, é parte de uma percepção implícita de desenvolvimento do Brasil.

- Instituições como o CETUC têm o potencial de transformar o desenvolvimento do nosso país. É importante reconhecer que esses 50 anos são uma mensagem de desenvolvimento, de crescimento de uma nação.

O centro ainda se destaca pela quantidade de alunos estrangeiros que fazem parte da equipe, apesar de o CETUC não ter convênio com outras Universidades. Além disso, o CETUC fez parcerias com a Agência Espacial Europeia, Embratel e Petrobras. A preocupação em trabalhar pautado pelas exigências da sociedade foi enfatizada pelo Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira S. J.

- A maturidade desta unidade acadêmica permite hoje olhar a sua história com gratidão. O grande sucesso do CETUC constitui em agregar pesquisa e inovação, interdisciplinaridade, eficiência nos resultados e serviços às demandas da sociedade na área de telecomunicações.

O encontro reuniu representantes de instituições para as quais o CETUC prestou serviço, como a Marinha e a Aeronáutica. Também estiveram presentes o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Augusto Raupp, e o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antônio Augusto Duarte.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro