Professores beneméritos na Escola Médica
21/10/2015 17:51
Luiz Felipe Marinho / Foto: Matheus Salgado

Solenidade marca também a posse da nova coordenadora do curso de Otorrinolaringologia

A celebração do Dia do Médico, na Universidade, foi marcada pela entrega do título de Professor Benemérito aos médicos Francisco Amarante Neto, José Lopes e Sérgio Novis, da Escola Médica de Pós-Graduação (MEDPUC). A solenidade marcou também a posse da nova coordenadora do curso de Otorrinolaringologia, professora Ana Cristina da Costa Martins. A celebração ocorreu no dia 19 de outubro, na sede da Escola Médica, e foi aberta pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., que proferiu palestra sobre a Carta Encíclica Laudato Si. A apresentação faz do ciclo de encontros sobre o documento pontifício que tem sido realizado na Universidade ao longo do segundo semestre de 2015.

O Reitor ressaltou que o Dia do Médico (festejado no calendário civil no 18 de outubro) marca também o Dia de São Lucas. Ele destacou a importância do santo, que era médico e pesquisador, que depois de se converter à fé cristã fez uma grande pesquisa para escrever o terceiro evangelho. Padre Josafá destacou que São Lucas foi o evangelista que mais se aprofundou em quatro assuntos: a infância de Cristo, a presença das mulheres, a preocupação de Cristo com os pobres e a misericórdia de Deus.

– O motivo da celebração é trazer essa memória de São Lucas, para que os senhores possam compartilhar essa missão comum. Tenho certeza que muitos aqui não curam só corpos, mas ajudam a curar cicatrizes e feridas na alma.

Para o Reitor, o Laudato Si vai nortear as grandes discussões da Conferência do Clima de Paris (COP-21), pois é um documento diferente dos outros, dentro da história milenar da Igreja. Ele relembrou que é a primeira vez que um documento oficial da Igreja Católica dá destaque específico aos problemas ecológicos, convergência entre ciência, sociedade e igreja nos assuntos socioambientais.

Segundo Padre Josafá, essa visão integradora é “uma das coisas mais bonitas do documento”, por meio de um novo paradigma que o Papa chamou de “ecologia integral”. Para o Reitor, o objetivo da Laudato Si é atender a um apelo universal e planetário.

– O mundo tinha a necessidade de fazer um documento que pudesse nortear as grandes discussões e, ao mesmo tempo, através de um líder que tem um peso internacional importante.

Ao longo do encontro, o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor Hilton Koch, e o Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jorge Biolchini, apresentaram o programa e os projetos da Escola Médica, e destacaram o caráter de integração e de interdisciplinaridade. Criada em março de 1953, por iniciativa do professor Rubem da Costa Leite Amarante, a pós-graduação em saúde da Universidade é pioneira e, atualmente, conta com 33 cursos.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento