Reitor da PUC-Rio participa de lançamento da Campanha da Fraternidade
10/11/2015 18:37
Tobias Abdalla / Fotos: Jorge Paulo

Padre Josafá criticou o desperdício de água potável e a falta de saneamento básico em várias áreas de periferia do país

Casa Comum, Nossa Responsabilidade é o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2016, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para debater com a sociedade problemas atuais. No Rio de Janeiro, o lançamento ocorreu no dia 7 de novembro, no auditório do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro Glória. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., proferiu palestra sobre o tema, inspirado na Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que pretende discutir problemas relacionados ao meio ambiente, principalmente a questão do saneamento básico.

Segundo Padre Josafá, a Igreja vai aprofundar a discussão sobre as questões ambientais não apenas nas comunidades e paróquias da Igreja Católica, como também abrir um diálogo ecumênico com líderes de outras religiões sobre a importância de todos serem responsáveis pelo cuidado diário com o ecossistema.

Ele criticou o desperdício de água potável, tanto para irrigação quanto para consumo humano, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e alertou sobre a falta de saneamento básico nas periferias do país. Segundo o Reitor, mais de 10% da população não tem o benefício. Padre Josafá afirmou ainda que o pecado humano da iniquidade é um dos principais agravantes para a falta de cuidado com a casa comum. Ele considera que todos precisam sair do comodismo para que haja a preservação do meio ambiente.

- Devemos julgar tudo à luz de Deus e começar a realizar pequenas ações, seja nos bairros, nas comunidades e nas associações. Por meio da educação ambiental, do desenvolvimento de campanhas de coleta de lixo, da reciclagem e da economia de água, que iremos dar, aos poucos, os passos para cuidar da nossa Casa Comum.



O secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, afirmou que a temática escolhida é oportuna para os dias atuais, principalmente diante do que ele considera a maior crise hídrica do Rio de Janeiro nos últimos 85 anos. Para o secretário, o desafio é vencer a insegurança hídrica que o Estado tem atravessado, o que vai exigir uma série de medidas a curto e longo prazos. Para isso, Corrêa observou que é preciso uma mudança de hábitos do poder público e da sociedade.

A Campanha da Fraternidade foi criada por Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana. Desde 1964, a Igreja Católica se propõe, anualmente, a debater um tema nas comunidades e igrejas pelo Brasil, em especial na Quaresma, período em que os fiéis se preparam para a Páscoa.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro