Detalhes do realismo expressionista
20/04/2016 18:40
Ana Carolina Salvador / fotos: Nina Cardoso

A primeira exposição individual do artista plástico Fábio Nery vai até o dia 5 de maio no Shopping da Gávea

Desde cedo, o artista plástico Fábio Nery sabia que tinha uma forte aptidão para pintar telas. Apaixonado pelo hiper-realismo da época clássica, Nery participou de concursos de desenhos ainda na adolescência e, aos 17 anos, fez a primeira pintura à óleo de forma intuitiva, sem ter estudado a técnica. Na época, ele apenas lia a biografia de artistas como Da Vinci e Michelangelo. A primeira exposição individual, intitulada Detalhes, está no Shopping da Gávea, loja 317, até dia 5 de maio. Depois, o artista vai para os Estados Unidos, onde fará três mostras até o fim do ano.

Inspirado pelo realismo expressionista, Fábio Nery utiliza uma técnica particular para fazer retratos: ele parte da foto em preto e branco e pinta com cores que vêm à mente no momento, enquanto houve blues. Ele já retratou personalidades como o campeão mundial de surf Medina, o lutador de MMA Anderson Silva, o músico Paulinho da Viola, Neymar, Messi, Bob Marley, B. B. King, Elvis Presley e Renato Russo. Ainda que a foto esteja colorida, ele faz questão de ter como ponto de partida o retrato sem cor, para não ser retratado pela cor natural da pessoa.

- Eu posso interagir artisticamente quando eu ponho uma cor diferente no rosto da pessoa – explica.

Fábio Nery não tem o costume de retratar paisagens naturais; ele prefere os cenários urbanos, com o cotidiano das pessoas. Mas nem sempre pinta os centros urbanos com cores diferentes, pois opta por representar alguns elementos, como os ônibus, da maneira como são para lembrar o lugar. As cidades de São Francisco, Nova Iorque e a estátua do Cristo Redentor já serviram de inspiração para o artista. Além disso, ele também gosta de retratar animais - a esposa tem um pet shop - e objetos.



Ele afirma que a dificuldade de ser artista plástico no Brasil fez com que, por certo tempo, a arte não fosse o centro das atividades dele. Nery fez curso técnico de desenho mecânico, no Ensino Médio, paralelo ao curso de desenho. Cursou Engenharia Elétrica, mas desistiu, e trabalhou por dois anos no Exército. Depois, começou a trabalhar por conta própria para desenhistas de moda famosos e chegou a pintar o carnaval carioca em 1998.

O artista começou a se envolver em trabalhos com pinturas, impressão, pintura à molde e se tornou gerente de comunicação visual da empresa Paes Mendonça. Há 12 anos, Fábio Nery atua como profissional na área e seu grande fascínio é fazer exposições para difundir a arte.

- A minha paixão mesmo é a arte. Nunca conseguir viver longe dela. Com a galeria, as pessoas têm oportunidade de ter contato direto com a arte, e mandam relatos pelas redes sociais que gostaram, isso é gratificante. Ver pessoas que amem o que você faz é gratificante, te dá gás para continuar a fazer.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação