Biblioteca Central recebe obra completa de padre Antônio Vieira
26/04/2016 16:26
ElissaTaublib / Fotos: Carolina Nunes

Exposição foi aberta pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, e ficará até o dia 14 de maio

O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. Essa conhecida frase do padre Antônio Vieira foi citada pelo Reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., na abertura da exposição da Obra Completa Padre Antônio Vieira, que ficará na Biblioteca Central até o dia 14 de maio. A coleção é composta por 30 volumes e foi doada pela Universidade de Lisboa.

A exposição reúne sermões, cartas e obras proféticas sobre as opiniões políticas do autor. Nos textos, padre Antônio Vieira aborda questões judaicas e indígenas, poesia e teatro. A diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), Dolores Rodriguez Perez, explica que após o fim da exposição, a obra será incorporada ao acervo da Biblioteca e estará disponível para consulta e empréstimo.

- É a primeira edição da Obra Completa do padre Antônio Vieira. Essa doação é um grande privilégio para a Universidade – frisou Dolores.

Padre Josafá ressaltou a parceria entre a PUC-Rio e a Universidade de Lisboa. Ele destacou ainda o trabalho da Cátedra Padre Antônio Vieira de Estudos Portugueses, do Departamento de Letras. O Reitor falou da apreciação que tem por Antônio Vieira e que o religioso é uma marca registrada da Companhia de Jesus no território brasileiro. Para ele, Vieira tinha a sensibilidade de perceber a realidade e traduzia isso na forma de poesia e de sermões.

- Eu gosto de Vieira por conta do seu impressionante compromisso com a verdade. Ele teve a coragem de dizer a verdade, mesmo sabendo que teria consequências na sua relação com a Igreja e com a sociedade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro