Desafios ambientais segundo a Encíclica Laudato Sí
26/04/2016 18:42
Aline Ripoli / Fotos: Gabriel Molon

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ministrou palestra na Nova CEDAE e abordou os principais problemas ambientais apontados pelo Papa Francisco

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ministrou, no dia 26 de abril, no anfiteatro da Nova CEDAE, a palestra Os Grandes Desafios da Encíclica Laudato Sí'. Ele deu enfoque à problemática da água discutida no documento papal e pontuou os principais desafios ambientais que serão enfrentados pela sociedade.

O Reitor pontuou as novidades da Encíclica, publicada em junho do ano passado. Segundo ele, além de ser a primeira a tratar da questão ambiental, o documento trouxe uma visão integradora entre as questões sociais e ambientais.

- A Encíclica é sobre o caráter da Doutrina Social da Igreja porque toca exatamente nas questões integradas entre o social e o ambiental. A grande visão do Papa Francisco é tratar a questão da problemática do meio ambiente integrada à sociedade. Ou seja, não é uma visão fragmentada, é uma visão sistêmica, holística.

De acordo com o Padre Josafá, o objetivo da Laudato Sí é atender a um apelo universal e planetário e unir a todos para uma missão comum: refletir e buscar soluções para a crise ecológica que vivemos. O Reitor também enumerou as principais questões sobre a água discutidas no documento. Dentre elas, estão as preocupações éticas sobre o esgotamento dos recursos hídricos na natureza, a qualidade da água e a impossibilidade de sustentar o nível atual de consumo.

O presidente da CEDAE, Jorge Luis Briard, também esteve presente e ressaltou a dificuldade de permear o entendimento com relação à Encíclica.

- O objetivo é o de conseguirmos reverter o quadro que tivemos ao longo dos últimos tempos. Não é fácil, mas eu acho que, independentemente da religião de cada um, as palavras que aqui estão não são da religião católica simplesmente porque veio do Papa, são palavras que se aprofundam no entendimento da relação do homem com a natureza - disse.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC