Reitor da PUC-Rio lança primeiro livro sobre Encíclica Laudato Sí
27/04/2016 17:39
Juliana Valente / Foto: Nina Cardoso

Edição bilíngue reúne artigos do Reitor sobre o documento papal



O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., lançou o livro Laudato Sí: um presente para o planeta, no dia 26 de abril, na Sala do Conselho Universitário. A obra reúne 12 artigos sobre o documento papal e tem a proposta de divulgar os principais capítulos da Encíclica com uma linguagem mais acessível e direta. O documento foi divulgado pelo Papa Francisco em 2015 e discute o ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Cumprindo uma promessa feita ao Pontífice, padre Josafá desempenha hoje, no Brasil, o papel de divulgador das questões sociais e ambientais da Laudato Sí, além de ser um dos grandes especialistas no assunto. A ideia de escrever o livro em edições bilíngues, segundo o padre Josafá, é ter um alcance internacional para que as pessoas possam perceber a riqueza e a grandeza do documento.

- Me sinto agradecido a Deus por ter dado essa oportunidade. São coisas que Deus faz acontecer na nossa vida em determinado momento. Hoje, eu percebo que tenho essa missão de difundir o pensamento da Encíclica Laudato Sí nos meios acadêmicos, no científico e também nos meios de comunicação.

O Reitor disse que o livro poderá ajudar as pessoas a tornar o mundo mais justo e ecologicamente sustentável. Ligado a questões ecológicas, padre Josafá criou, em 1999, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), que tem como objetivo ser um local de discussões interdisciplinares sobre as questões socioambientais dentro da Universidade.

 - O NIMA é o órgão que criei e deleguei a função de poder fazer as ações diretas sobre a ética ambiental na PUC. Eles agora estão fazendo um estudo e uma reformulação da agenda ambiental para adequar com os apelos da Encíclica Laudato Sí.



Serviço:
Laudato Sí: um presente para o planeta
Autor: Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J.
Editora: PUC-Rio
141 páginas
Preço: R$ 20

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro