PUC-Rio conquista o tricampeonato no JUCS
02/06/2016 17:16
Matheus Paulo Melgaço / Fotos: Ana Carolina Nunes

A competição reuniu 11 faculdades de comunicação durante quatro dias de jogos na cidade de Campos dos Goytacazes

A Atlética de Artes e Comunicação Social da PUC-Rio subiu no lugar mais alto do pódio, pela terceira vez, na quinta edição dos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS). A disputa durou quatro dias e reuniu onze universidades e cerca de 2 mil estudantes, entre os dias 26 e 29 de maio, em Campos do Goytacazes.

Na ocasião, a PUC-Rio somou 138 pontos, as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), que ocupou o segundo lugar geral, somou 131 pontos e, em terceiro lugar geral, ficou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 115 pontos. O título de melhor torcida também ficou com a Facha.

Renovação - dentro e fora das quatro linhas - foi uma das palavras mais ditas durante a preparação para o JUCS, segundo a presidente da Atlética de Artes e Comunicação da PUC-Rio, Marina Trovão. Ela ressalta a satisfação de dever cumprido nos jogos.

- O mais difícil esse ano foi conquistar as pessoas que estão entrando no curso e não conhecem a atlética e nem o JUCS. Olhar para a arquibancada e ver muita gente nova é um orgulho de trabalho bem feito.

Marina ainda ressalta o empenho dos atletas e dos integrantes da atlética. Ela revela que, para o segundo semestre, a expectativa é de abrir um processo seletivo para a entrada de novos integrantes e continuar o trabalho para ganhar a competição que ocorrerá em novembro.

- Os atletas são sensacionais, muitos já estão formados, mas continuam treinando e batalhando para desfrutarem desse momento. Neste segundo semestre, vamos abrir o processo seletivo para as pessoas interessadas em entrar na Atlética e conhecer a dinâmica. Além disso, continuamos focados para ganhar tudo no segundo semestre e, ano que vem, conquistar o tetra.

Participante do JUCS desde a primeira edição e um dos fundadores da Atlética de Artes e Comunicação da PUC-Rio, o estudante de Publicidade João Ricardo Viégas destaca o desempenho das equipes dentro de quadra e a disputa acirrada, até o último dia, contra a Facha.

- É unanimidade que todos sempre dão o melhor em quadra. Fomos para seis finais, sendo cinco contra a Facha. Sabíamos que só dependia de nós para sermos tricampeões. Chegamos na final do cabo de guerra masculino contra a Facha e, se perdêssemos, seríamos campeões com apenas um ponto de diferença. Mas ninguém que estava ali pensava nisso, só queríamos ganhar. E não deu outra.

Prestes a se formar, João Ricardo revela que não pretende fazer desta a última competição que participou. De acordo com ele, um dos objetivos é ser campeão de handebol no próximo ano, já que, desta vez, a equipe perdeu na semifinal para a Facha, atual campeã da modalidade.

- Eu me formo neste semestre, mas está longe de ser meu último JUCS. Podemos jogar com três formados em cada equipe e uma vaga no time de handebol já é minha. Quero voltar para ser campeão do handebol de novo.

Pela primeira vez no JUCS, a estudante do terceiro período de Jornalismo Bárbara Tavares disse que tinha muita vontade de participar dos jogos, pois queria viver esta experiência durante a vida universitária.

- Desde o ano passado eu queria ir, mas como era caloura e não conhecia ninguém que ia, acabei desistindo. Confesso que o valor do pacote me assustou, porque era maior que o meu salário de estágio, mas a vontade falou mais alto. E, sinceramente, não me arrependo de nada.

Para Bárbara, um dos pontos negativos foi o local das festas e alguns horários dos jogos. Entre os pontos positivos estão a qualidade do serviço do hotel e o translado de ônibus para a delegação. Bárbara já faz planos para participar do próximo JUCS.

- O evento superou todas as minhas expectativas. Não consigo explicar a energia que senti nos jogos. É algo inexplicável. Todos se tornam um só. Já estou juntando dinheiro para o próximo.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento