As previsões ambientais não apontam futuro promissor para a qualidade de vida no planeta. Só no Brasil, a expectativa é que 256 mil pessoas morrerão, até 2030, devido à poluição atmosférica, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, da USP. A imagem ideal de empresa do século XXI, portanto, está alicerçada ao respeito ambiental e à sustentabilidade. No entanto, as empresas não podem “se pintar de verde”, se os projetos promovidos por elas não tiverem preocupação ambiental, alertou Sérgio Giacomo, diretor de Comunicação da General Electric (GE), afirma, em palestra sobre Comunicação Corporativa organizada pela professora do Departamento de Comunicação Marilene Lopes, na K102.
A GE é uma multinacional de tecnologia presente há 96 anos no Brasil, ligada a projetos de infraestrutura, como transporte e energia renovável. Em 2014, inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Global da empresa na América Latina na Ilha de Bom Jesus, na Região Metropolitana do Rio, onde desenvolvem tecnologia verde:
– As empresas devem defender sua longevidade, mais do que a lucratividade rápida. Por isso, precisam se preocupar com o meio ambiente, que está se deteriorando – defendeu Giacomo, afirmando que essa é uma estratégia consciente e corporativa, porque será muito mais difícil desenvolver empresas sem matéria-prima natural.
Enfatizando a dupla da sustentabilidade, “promovida como imagem e afirmando esse conceito dentro das decisões corporativas”, o executivo citou o Tripé da Sustentabilidade, na qual os aspectos sociais, ambientais e econômicos se equilibram dentro da organização corporativa. Como exemplo, citou serviços de transporte e de saúde, como a mochila ultrassom desenvolvida para ser levada por médicos a comunidades ribeirinhas da Amazônia. Dentro dos esforços ambientais, destacou a busca por fontes de energia renovável e o tratamento de água doce. O aspecto econômico, por outro lado, busca o desenvolvimento local:
– A comunicação é essencial para o diálogo interno nas empresas. Foi a partir dessa interação que surgiu a “ecomagination”, uma ideia dos funcionários para otimizar recursos naturais e conduzir performance econômica – contou, acrescentando que a empresa pretende, até 2020, diminuir 20% das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa.