PUC-Rio recebe o 16º Encontro Brasileiro de Finanças
14/07/2016 15:23
Lucas Paes

Acadêmicos do país e do exterior estarão reunidos na universidade para discutir temas ligados à área de finanças até sábado.

Foto: Jorge Paulo de Araújo

Promover a troca de conhecimento e informações é o objetivo principal do 16º Encontro Brasileiro de Finanças, segundo o diretor do Departamento de Economia da PUC-Rio, professor Rogério Ladeira Furquim Werneck, que tomou posse este mês. O evento, que começou nesta quinta-feira, 14, no campus da PUC, e vai até sábado, reúne acadêmicos da área financeira, inclusive estrangeiros, sob a chancela da Sociedade Brasileira de Finanças (SBFin). A mesa de abertura foi formada pelo presidente da SBFin, Jose Fajardo Barbachan, pelo vice-presidente e diretor financeiro da entidade, Alexandre Lowenkron, e pelo professor Rogério Furquim Werneck. Fajardo destacou a importância do encontro:

– O Brasil vive uma multiplicação dos eventos de finanças. Em épocas de crise como esta, as discussões promovidas nos fóruns ajudam a entender o contexto e tentar desenhar saídas para as dificuldades – apontou.

A PUC-Rio já havia sediado o Encontro Brasileiro de Finanças em 2013. Geralmente, fica no eixo Rio-São Paulo, mas, em 2014, foi em Recife. O retorno, três anos depois, foi intermediado pelo organizador local do evento, Marcelo Medeiros, que também é professor de economia da universidade.

– O encontro sempre ocorre em ambientes de aprendizado, pois a SBFin é uma instituição essencialmente acadêmica – explicou Medeiros.

Jose Fajardo e Aloísio Araújo Foto: Jorge Paulo de Araújo

Depois da cerimônia de abertura, o professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Aloísio Araújo ministrou a primeira palestra do fórum. A partir do tema The Future of general equilibrium: the role of preferences and financial institutions (O futuro do equilíbrio geral: o papel das preferências e instituições financeiras), o acadêmico, que também lecionou em universidades americanas, abordou, entre outras, a questão dos riscos sistêmicos, de colapso de todo um mercado financeiro, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbios e os preços dos ativos em geral.

Ao longo dos três dias de evento, sessões plenárias e ordinárias se revezarão, trazendo discussões sobre finanças corporativas e investimentos, por exemplo. Haverá ainda uma sessão com a participação do professor da PUC-Rio Ruy Monteiro, e um minicurso oferecido pelo professor Daniel Carvalho, da USC Marshall. O tema do minicurso será Aggregate Implications of Credit Market Imperfections: Lessons from Micro-level Data (Implicações agregadas das imperfeições do mercado de crédito: Lições a partir de dados de nível micro).

As inscrições para participar do 16° Encontro de Finanças estão abertas. A programação completa está disponível no site da Sociedade Brasileira de Finanças.

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro