Dom Paulo Cezar Costa é novo Bispo Diocesano de São Carlos
15/07/2016 17:26
Elissa Griner Taublib /

Professor do Departamento de Teologia e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo foi nomeado pelo Papa Francisco para esta nova missão em São Paulo

Dom Paulo entrega Jornal da PUC especial sobre a JMJ ao Papa Francisco

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Paulo Cezar Costa será o novo Bispo Diocesano de São Carlos, província Eclesiástica de Campinas, em São Paulo. Nomeado pelo Papa Francisco, ele tomará posse no dia 6 de agosto. Professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio desde 2002, Dom Paulo era responsável pela Pastoral Universitária na Arquidiocese do Rio e foi um dos principais articuladores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013.

O religioso garante que continuará como professor da Universidade. No Departamento de Teologia, ele já foi coordenador de graduação e pós-graduação e diretor por dois mandatos, de 2003 a 2009. Dom Paulo afirma que, na docência, aprendeu a amar a Universidade e o mundo acadêmico.

– A PUC é uma comunidade acadêmica com todas suas forças e riquezas, é um mundo fascinante. Eu entrei nesse mundo com muita admiração e buscando dar o melhor de mim.

O Bispo afirmou que a ação na PUC representa a possibilidade de interagir com as diversas áreas do saber e de perceber a riqueza da vida acadêmica. Ele ressaltou a participação na construção de projetos como a Jornada Mundial da Juventude, que, para ele, deixou uma grande marca no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. O professor destacou ainda a atividade na Pastoral Universitária e nas missões populares.

– Foi uma experiência de participar da profunda riqueza da vida de uma cidade como o Rio de Janeiro e da Igreja, que busca estar presente nas diferentes realidades da cidade e que pretende dialogar com a complexidade do seu mundo.

Dom Paulo Cezar Costa é graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tem mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma). Foi ordenado bispo em fevereiro de 2011. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, e atua principalmente nas áreas de Cristologia, Patrologia e Trindade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro