Novo Decano do CTCH toma posse
20/07/2016 14:55
Arion Lucas / Fotos: Ana Carolina Nunes

Professor Júlio Diniz assume o cargo e destaca compromisso com a Universidade

O professor Júlio César Valladão Diniz, do Departamento de Letras, tomou posse no dia 8 de julho como Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Na cerimônia, que ocorreu na Sala do Conselho Universitário, estavam presentes o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. e o Decano antecessor, professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade. Ao assumir o cargo, Diniz ressaltou o compromisso entre o Decanato e a Universidade para superar os momentos de extremas mudanças pelas quais, segundo ele, o mundo tem passado.

Após agradecer a presença de todos e elogiar a gestão anterior, o novo Decano reafirmou a vocação do CTCH para o respeito à dignidade humana como meio para se melhorar a sociedade como um todo, dever que ele garantiu ter intenção de levar adiante. Para Diniz, uma das maiores qualidades da PUC-Rio é valorizar o desenvolvimento de práticas interpessoais que promovam a construção de consensos, tanto dentro da Universidade quanto com o apoio de outras comunidades, sejam acadêmicas ou não.

— Peço o apoio e ajuda de todos para fazer o que o coração pretende e os pés podem alcançar. Somos um Departamento e uma Universidade que afirmam a tolerância e que cada vez mais querem estar ao lado dos que pretendem construir um mundo melhor. E isso não é utopia. É um exercício de ética e dignidade. Não há possibilidade, para mim, de se fazer as coisas se não for em rede, em conjunto.



O Reitor enfatizou a trajetória profissional de Diniz na PUC-Rio, que já dura mais de 30 anos: começou como professor em 1987, quando fez Mestrado na própria Universidade, onde também fez Doutorado, em 1995, e assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Letras entre 2008 e 2011, além de ter dirigido o Instituto Confucius de 2011 até este ano. Padre Josafá deu as boas-vindas ao Decano e garantiu que o professor terá apoio para levar adiante os ideais que a nova gestão trará, independente dos obstáculos que possam surgir.

— Esperamos que o novo Decano seja colaborador fiel da Reitoria, trazendo problemas e soluções. Que seja sinal de unidade, para continuarmos levando adiante a renovação dos nossos quadros docentes dos departamentos. Que seja um empreendedor de ideias inovadoras. E que conserve seu espírito alegre e transforme fardos pesados em pesos leves.

Na cerimônia, compareceram ainda o Vice-Reitor, Padre Francisco Ivern Simó, S.J., o Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e o Vice-Reitor para Desenvolvimento, Sergio Bruni.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro