Vila Olímpica em Acari
12/08/2016 16:07
Bruno Barros / Fotos: TV PUC

Parceria revitaliza espaço e oferece diversas atividades para os moradores da região

Enquanto a Tocha Olímpica percorria os bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro, em Acari, na Zona Norte, a chama que ardia era a felicidade dos moradores. Por meio de uma parceria entre a PUC-Rio, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a Nike, foi revitalizada a Vila Olímpica Clara Nunes. A reinauguração da área, fechada para reformas desde fevereiro deste ano, foi no dia 4 de agosto. O Projeto Vila Olímpica oferece atividades esportivas e de lazer para pessoas da região; crianças, adolescentes, jovens e adultos e também promove a acessibilidade.

Entre as 22 Vilas Olímpicas que integram o projeto de reforma, Clara Nunes é a terceira a ser entregue. A área pertence a 25ª região administrativa da Pavuna, que, segundo a Organização das Nações Unidas, apresenta o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos bairros da cidade. Em 2013, depois de o rio Acari transbordar e causar uma enchente na antiga Vila, o campo de futebol, a piscina e diversas salas ficaram inutilizadas. A única quadra, que restou, precisou ser dividida por todas as atividades, desde o futsal até a ginástica para idosos.

Segundo Júlio Nascimento, coordenador artístico da Vila Olímpica Clara Nunes, o espaço atendia, mensalmente, cerca de três mil pessoas. Com as obras, a expectativa é de que este número aumente, assim como as práticas de conscientização.

- Já são quatro mil pessoas matriculadas. Nós esperamos que mais crianças frequentem regularmente, assim como todos da região. É um projeto que tem a responsabilidade coletiva como valor principal para que dê certo. Sem contar a valorização da nossa cultura local – disse Nascimento.

A reforma consolida a parceria, desde 2005, entre a PUC-Rio e a Vila Olímpica de Acari. Segundo o Vice-Reitor da Universidade, padre Francisco Ivern Simó, S.J., a PUC-Rio é reconhecida pela excelência acadêmica, mas os valores cristãos são o motivo de alegria maior que animam o projeto.

- O importante é o amor e a justiça. Sobretudo dirigidos aos que mais precisam de nosso amor e a justiça. Isto é nossa inspiração cristã – afirmou.

Para Luiza Helena Nunes Ermel, coordenadora do projeto Vila Olímpica e professora do Departamento de Serviço Social, a iniciativa tem vital importância para a manutenção do espaço.

- A Vila é o legado comunitário desses jogos olímpicos para a comunidade. Graças a toda a equipe, hoje ela é referência para o atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiências mentais - comemorou Luiza Elena.

A Vila Olímpica também capacita professores de educação física que integram a comunidade, com uma metodologia pensada sob os valores éticos, sociais e culturais. A parceria incluiu a doação de todo material esportivo utilizado nas atividades, que vão de peças de vestuário e calçados até bolas e pista de skate. Parte da decoração foi idealizada pela artista Panmela Castro, moradora de Acari que fez um grafite da cantora Clara Nunes, homenageada na Vila.

O projeto oferece atividades esportivas como dança de salão, ginástica artística, natação e capoeira. A vila também é um espaço de interação e valorização da cultura da comunidade. A aposentada Inês Maria Gomes participa das atividades desde a primeira inauguração, em 2002, e contou que as instalações se tornaram muito precárias com a enchente em 2013, e se alegrou muito com a renovação do espaço.

- Isso aqui faz muito bem para as crianças, para os adultos e para gente da terceira idade. Com a reforma eu acho que vai melhorar muito, está até mais colorido e bonito de olhar – comentou Inês.

Mais Recentes
Cidade das Crianças celebra dia Nacional do Atleta Paralímpico
Encontro reúne crianças com paralisia cerebral e Síndrome de Down
O gol das mulheres
Inspirações, esforços e a figura da mulher no futebol são temas que surgem com a realização da Copa do Mundo Feminina 2019
O quadribol da vida real
Diretamente de Hogwarts, o esporte já tem times no Brasil e no mundo