Curso de Artes & Design recebe nova instalação
16/08/2016 17:55
Julia Novaes e Gabriel Franco / fotos: Gabriel Molon

Edifício de Artes e Design Engenheiro Paulo Cunha foi inaugurado na terça-feira, 16, em cerimônia no térreo da nova unidade.

Os estudantes do Departamento de Artes & Design ganharam um espaço só deles com o novo Edifício de Artes e Design Engenheiro Paulo Cunha, inaugurado na terça-feira, 16, na entrada da Vila dos Diretórios. O projeto foi idealizado pelo arquiteto e professor da PUC-Rio Fernando Betim e recebe o nome do benfeitor, engenheiro e empresário Paulo Cunha, ex-aluno de engenharia da Universidade. O Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., agradeceu ao benfeitor e disse que este ato pode motivar outras pessoas a fazerem o mesmo.


– Este evento carrega significados muito importantes. A generosidade do engenheiro Paulo Cunha não consistiu apenas de boas intenções, mas de uma contribuição concreta à PUC-Rio, com a doação dos recursos materiais para a construção deste prédio.


Ao fim da cerimônia, o presidente da Associação Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J., entregou a Paulo Cunha a Medalha Cardeal Leme, a maior condecoração conferida pela Universidade, por atos de generosidade e gratidão para com a PUC-Rio.


Padre Pedro entrega condecoração ao benfeitor Paulo Cunha



O edifício tem 1.100m² de área, distribuídos em quatro andares com sete salas de aula e escritórios administrativos, e poderá ser utilizado pelos alunos a partir de meados de outubro, quando serão concluídas a instalação dos elevadores e a decoração. No térreo, ficarão o laboratório de edição fotográfica e uma sala de exposições.


Segundo o Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio, professor Sergio Bruni, a obra durou oito meses. Apenas as salas de aula do prédio de Artes & Design, localizado em frente ao Bosque, e o Departamento serão transferidos para a nova unidade. O imóvel vai ser ocupado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, que completa uma década neste ano.


Fernando Betim explicou que, apesar das raízes modernistas, o projeto do prédio tem perspectiva mais contemporânea, focada nos aspectos social, econômico e sustentável. Para minimizar o gasto com energia e ar condicionado, por exemplo, foi utilizado o brise-soleil, elemento arquitetônico instalado na parte de fora das janelas. Segundo o arquiteto, também haverá captação de água da chuva para abastecer os sanitários.

– Tivemos a preocupação de fazer o melhor uso do espaço sem criar grandes impactos. Não derrubamos nenhuma árvore, só podamos – disse.


O decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Júlio Diniz, ressaltou que, com as novas instalações, será possível até ampliar o número de alunos do curso.


– Além de ser um prédio totalmente novo, ele foi direcionado especificamente para o curso de Artes & Design – comentou.


Fachada do prédio, com brise-soleil, na entrada da Vila dos Diretórios. Foto de Gabriel Molon

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro