Cassação de Cunha abre espaço para pautas essenciais à recuperação econômica, aponta cientista político
13/09/2016 17:55
Gustavo Cortes

Ex-deputado perdeu os direitos políticos e o foro privilegiado.

Eduardo Cunha no dia de sua cassação. Foto: Agência Brasil

A novela em torno da cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chegou ao fim nesta segunda à noite, dez meses depois de ter se incorporado à fogueira política instalada no país desde o ano passado. Uma goleada parlamentar (450 votos a 10) consumou a esperada queda do ex-presidente da Câmara. Revogou-lhe o foro privilegiado e os direitos políticos até 2027. Pesam contra Cunha a acusação de mentir na CPI da Petrobras, em 2015, ao negar contas no exterior; e de receber e movimentar propina, pelas quais responde em ações penais no Supremo Tribunal Federal. Com a perda do foro privilegiado, esses inquéritos tendem a ser encaminhados ao juiz federal Sérgio Moro, sob a batuta da Operação Lava-Jato. Para o cientista político e professor da PUC-Rio Ricardo Ismael, a cassação de Cunha e o fim do processo de impeachment permitirão ao governo Temer e ao Congresso Nacional discutirem pautas essenciais à recuperação econômica do país.
– (O ex-presidente) Itamar Franco só conseguiu legitimidade quando propôs o Plano Real, que combateu a hiperinflação. Temer cumpriu sua obrigação ao não intervir em favor de Cunha, e agora tem a oportunidade de propor pautas que visem colocar a economia de volta nos eixos e diminuir o índice de desemprego – observa Ismael.
Para o também cientista político Carlos Eduardo Martins, da UFRJ, a cassação de Cunha carrega, em escala não menos expressiva, uma carga simbólica. Representa um esforço de a classe política – na berlinda desde as manifestações populares batizadas de Jornadas de Junho, em 2013 – sinalizar à sociedade um interesse em punir corruptos. O analista pondera que, embora os parlamentares “tentem convencer a população de que há um processo de limpeza ética no país”, não se pode descartar o fluxo de tentativas de frear a Lava-Jato.
Os desdobramentos da Lava-Jato, agora sob a possibilidade nada remota de investigar o ex-todo-poderoso da Câmara, e o compasso da campanha eleitoral vão influenciar os rumos das reformas estruturais e da não menos premente agenda econômica, projetam os especialistas. Já a queda de Cunha tende a não influenciar a dinâmica das eleições municipais, acredita Ismael. Pois os antigos aliados do agora ex-deputado não arriscarão cacifes políticos necessários às iminentes ambições eleitorais. Para o cientista político, as “manobras de Cunha para adiar a votação no Conselho de Ética” acabaram se transformando em tiro no pé:
– A votação (referente à cassação) ocorreu no pior momento possível para Cunha. Os aliados obviamente decidiram não votar a favor de Cunha na véspera das eleições. Ele também jamais teria apoio de um governo que ainda tenta conquistar popularidade. Se Temer fizesse algo, daria a entender que é refém do silêncio de Cunha. O mesmo serve para o Congresso, mal avaliado em pesquisas de opinião – argumenta Ismael.
Já na avaliação de Martins, a derrota de Cunha será um “fator decisivo” nas eleições municipais, em outubro, pois, segundo o professor, setores do Congresso temem desdobramentos de possíveis acordos de Cunha com a Justiça.
– Ficou claro que ele não tinha poder individualmente, mas era uma peça dentro de planos orquestrados por uma máfia política para simular o interesse em combater a corrupção. Não se pode, contudo, descartar outro fenômeno político preponderante no processo eleitoral: a acusação, por parte de outros setores, de que o impeachment foi um golpe. Não se sabe o quão importante isso será e qual o potencial de abafar os desdobramentos da derrocada de Cunha com a opinião pública.
Ainda sobre os possíveis acordos judiciais do ex-presidente da Câmara, Martins alerta quanto a “abrandamentos de penas”:
– Cunha possivelmente fará um acordo de delação premiada, para tentar abrandar penas de crimes cometidos, entregando quem o usou como forma de simular o interesse em limpar eticamente o país.
Para Ismael, Eduardo Cunha será lembrado também pela pauta ampla que propôs enquanto presidiu a Câmara e pelos entreveros com o grupo de apoio à então presidente Dilma Rousseff:
– Quando Cunha aceitou o processo de impeachment, acabou com qualquer chance de complacência dos apoiadores de Dilma. Ele ainda passará por maus bocados, pois provavelmente será julgado pelo juiz Sérgio Moro.

Mais Recentes
Angústia do lado de fora das grades
Mães relatam o medo de os filhos contraírem Covid-19 no cárcere
Os 30 anos do voto democrático
Constituição de 1988 completa 30 anos e marca a abertura do voto facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima dos 70 e analfabetos 
Informalidade no trabalho se torna empreendedorismo
Aumento do número de empregos sem carteira assinada apresenta nova face do trabalhador brasileiro