Padre Josafá participa de Conferência de Reitores em Roma
15/09/2016 16:47
Pedro Augusto

Reitor e diretor do Departamento de Teologia, Leonardo Agostini, reuniram-se com o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Giuseppe Versaldi, a quem entregaram relatórios das atividades acadêmicas, sociais e ambientais da PUC-Rio.

Padre Josafá, padre Leonardo Agostini e o cardeal Giuseppe Versaldi

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, e o diretor do Departamento de Teologia, padre Leonardo Agostini, participaram do XIII Conferência Mundial de Reitores Universitários, que reuniu em Roma reitores europeus, americanos, latino-americanos, africanos e asiáticos entre os dias 4 e 10 agosto. Na conferência – que também contemplou o XIII Simpósio Internacional de Professores Universitários e o Jubileu de Professores Universitários e Centros de Educação Superior e Pesquisa – foram debatidos temas como gestão, economia, filosofia, teologia, comunicação, teologia, bioética e meio ambiente.

O encontro, aberto pelo reitor da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, monsenhor Enrico dal Covolo; contou com a participação da ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini; a prefeita de Roma, Virginia Raggi; o presidente da Região de Lazio, Nicola Zingaretti; e o bispo auxiliar de Roma monsenhor Lorenzo Leuzzi. O professor Claude Cohen-Tannoudji, prêmio Nobel de Física e professor da Escola Normal Superior de Paris, apresentou a aula magistral “Ciência e Humanidade”, seguido do professor Peter van Inwagen, da Universidade de Notre Dame, que falou sobre “Razão e Fé”. A conferência foi dividida em três sessões com os temas “Desigualdade Global e Migração: dificuldades das respostas internacionais”, “Modelo de Ética para Desenvolvimento Sustentável” e “Dimensão Humana da Crise Ecológica”.

O Reitor da PUC-Rio esteve com o cardeal Pietro Parolin, atual secretário de Estado da Santa Sé, nomeado pelo Papa Francisco, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Denis Fontes de Souza Pinto, além de bispos e cardeais brasileiros, em celebração pelo Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. No dia seguinte, o Reitor e o diretor do Departamento de Teologia da PUC tiveram audiência com o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Giuseppe Versaldi, a quem entregaram relatórios das atividades acadêmicas, sociais e ambientais da PUC-Rio.

– Durante a reunião, convidei o Cardeal para uma visita à Universidade em 2017, que será oficializado futuramente – antecipou o Reitor.

Padre Josafá e padre Leonardo também foram recebidos pelo novo Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, padre Nuno Gonçalves, para reforçar o convênio e a parceria entre as duas instituições. O jesuíta português manifestou o desejo de conhecer a PUC-Rio no próximo ano.

O Jubileu de Professores Universitários 

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil