“Eu não sinto que passaram 50 anos”
30/09/2016 17:48
Eduardo Gonçalves/ Foto: Luis Cruls Teixeira Soares/ Acervo Núcleo de Memória da PUC-Rio

250 anos de PUC-Rio

Majô com seu irmão, João Teixeira soares, nas escadarias do solar


A fotografia desta crônica é indício da trajetória da segunda funcionária homenageada nesta série, Maria José Teixeira Soares. Abraçada pelo irmão, a ligação entre Majô, como é conhecida por todos, e a PUC- -Rio antecede à construção do novo campus da Universidade Católica na Gávea. Seu avô, o engenheiro José Teixeira Soares Júnior, alugou o Solar Grandjean de Montigny para morar com a família em 1935.

Moradora do Solar entre 1947 e 1948, Majô tem em suas lembranças os passeios, as brincadeiras no bosque com as primas e os mergulhos dos irmãos no Rio Rainha. Relata que o então Reitor padre Pedro Velloso S.J. comunicou à avó a compra do Solar e dos terrenos no entorno no início dos anos 1950. Testemunhou as quermesses no bosque para arrecadar fundos para a construção do novo campus.

A trajetória de Majô se confunde também com a expansão do Instituto de Física, hoje Departamento de Física. Em 1966, veio trabalhar com o físico padre Th omas Cullen S.J. no subsolo do edifício Cardeal Leme como técnica de pesquisa do Laboratório de Radioatividade Natural. Lembra emocionada a relação de amizade com o padre Cullen, “um grande amigo da família”. Em 1985, Majô foi convidada pelo professor Carlos Alberto Aragão para trabalhar com a diretoria do Departamento. Desde 2009, é assessora do Vice-Reitor, padre Ivern Simó S.J., e, a partir de 2010, também do Vice- -Reitor de Desenvolvimento, professor Sérgio Bruni.

Para Majô, os 50 anos de dedicação à PUC-Rio se resumem em uma palavra: gratidão. O sentimento de pertencer à Universidade está ligado ao fato de viver diariamente a PUC-Rio e da convivência harmônica e horizontal na comunidade. E para a Universidade, este sentido de pertencimento é o que dá a escala e a densidade do que se reconhece como as marcas identitárias da PUC-Rio: pioneirismo e excelência.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio