Interdisciplinaridade na Região Amazônica
30/09/2016 18:31
Camila de Araujo/ Foto: Gabriel Molon

Universidade e Repam consolidam parceria para ações socioambientais

Cardeal dom Claudio hummes, bispo emérito de são Paulo, é presidente da rede eclesial Pan-Amazônica


A excelência acadêmica da PUC-Rio em projetos sustentáveis motivou o Cardeal Dom Claudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a visitar a Universidade no dia 26 de agosto. Ele, que também é bispo emérito de São Paulo, se reuniu com o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., para conversar sobre a iniciativa de intervenção na Bacia Amazônica.

A Repam busca capacitar agentes e missionários para gerar impacto socioambiental positivo na Pan-Amazônia onde a faixa territorial é formada por nove países latino-americanos: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas Inglesa e Francesa, além do Brasil, onde 62% do território amazônico pertencem ao país.

De acordo com Cardeal Dom Claudio Hummes, a educação superior deve atender às demandas da população. Ele ressaltou os trabalhos da Universidade voltados para ecologia e direitos humanos.

– Queremos ouvir o que as pessoas solicitam quanto ao ensino acadêmico e desenvolver um processo de extensão universitária. A PUC tem como prioridade a questão da sustentabilidade e dos direitos humanos e se mostrou feliz e aberta quanto às propostas – disse.

Segundo o secretário executivo da Repam, Mauricio Lopez, a Universidade é fundamental para captar uma visão integral do território.

– A Repam colabora para que haja um entendimento das dimensões da Amazônia. É necessário entendê-la como um organismo vivo, e aspectos que afetam a vida dos habitantes, sobretudo, os mais vulneráveis. Para isso, é essencial o desenvolvimento de pesquisas de instituições como a PUC-Rio – afirmou Lopez.

Para o Vice-Reitor de Desenvolvimento, Sergio Bruni, o encontro com o Cardeal foi importante para refi nar o projeto. Ele afi rmou que a PUC-Rio e a Repam procuram refl etir sobre a questão Amazônica.

– A visita do Cardeal Dom Claudio Hummes serviu para dar andamento à iniciativa. Estamos envolvidos desde o primeiro momento nesta ação que propõe conhecer a atividade da Igreja Católica na área – declarou Bruni.

De acordo com o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), professor Luiz Felipe Guanaes, a sustentabilidade necessita de um olhar global, sob a ótica da Laudato Si’, do Papa Francisco.

– A Carta Encíclia nos provoca a ter uma visão da ecologia integral. Ao participar deste projeto, uma das intenções é construir uma ponte dentro da PUC, a fi m de estabelecer a integração entre pesquisadores para buscar soluções de problemas amazônicos. A sustentabilidade depende de uma visão multidisciplinar – observou.

A Repam foi fundada em 2014 por incentivo de entidades missionárias e organismos da Igreja. Ela é incentivada por agentes do Departamento Justicia Y Solidaridad do Conselho Episcopal Latino- -Americano (Celam), da Comissão Episcopal para Amazônia, Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Caritas Latino-Americana. A Rede também recebe o apoio do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, da Santa Sé.
Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro