Magazines: molas do consumo
24/10/2016 19:11
Julia Novaes / Foto: Fernanda Szuster

Nova obra do professor Everardo Rocha parte de romance de Émile Zola para falar de consumo e dos grandes magazines

Professor Everardo Rocha é um dos autores do livro

No século XIX, surgiram na Europa as lojas de departamento. Chamadas na França de grandes magazines, elas reuniam uma enorme variedade de bens e os deixava expostos para quem quisesse ver, tocar e experimentar. O Paraíso do Consumo – Émile Zola, a magia e os grandes magazines é um livro que investiga o papel desses estabelecimentos como um ponto importante para consolidação do fenômeno do consumo na modernidade. Editado pela Editora PUC-Rio e a Mauad, o livro será lançado nesta terça-feira, dia 25 de outubro, às 19h, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea.

Escrita a seis mãos, como dizem os autores – o professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social Everardo Rocha e os professores e doutorandos do PPGCOM Marina Frid e William Corbo –, a obra utiliza como texto-base o romance O Paraíso das Damas, do autor realista francês Émile Zola, que tem como “personagem principal” loja homônima à obra.

O Paraíso do Consumo se inscreve no campo da história do consumo, que ainda é pouco estudado. A partir de três eixos principais – as transformações do papel social da mulher, as alterações nas relações entre produção e consumo, e a experiência de magia e sagrado no espaço de venda –, a obra mostra como os grandes magazines fundaram paradigmas de consumo que permanecem até hoje.

O livro é um projeto coletivo que alcançou um objetivo importante ao provocar a integração entre orientador e orientandos. Para Everardo Rocha, esse é o espírito de um curso de pós-graduação.

— A grande vitória já foi conquistada, independente do sucesso do livro: essa parceria intensa entre alunos e professores, no plano de mestrado e doutorado, em torno da produção de conhecimento e pesquisa, o que é absolutamente desejado no Brasil.

Para William Corbo, essa experiência foi significativa para esse momento da carreira profissional.

— Foi um aprendizado extraordinário escrever um livro sobre um tema importante no campo da comunicação e das ciências sociais em geral e, ao mesmo tempo, desenvolver um projeto coletivo.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação