Núcleo recém-lançado expande fronteiras entre as áreas da Universidade e a inovação tecnológica na Saúde
25/10/2016 08:32
Diana Fidalgo

Novidade investe na interdisciplinaridade para alinhar melhor o setor a desafios como o envelhecimento da população

Foto: Gabriel Molon

A interdisciplinaridade entre os departamentos da PUC-Rio revela-se a grande aliada do recém-inaugurado Núcleo Inovação em Tecnologia e Saúde. Lançada quarta passada (19), na Casa da Medicina, a novidade sustenta-se no trilho de pesquisa e desenvolvimento para impulsionar aperfeiçoamentos na área.

 – A iniciativa pretende ajudar a construir um sistema de saúde mais ágil e eficaz, buscando também caminhos alternativos. Para isso, precisamos ter ousadia, persistência e determinação – ressaltou o reitor da PUC-Rio, padre. Josafá de Siqueira, S.J., na inauguração, que reuniu também o vice-reitor, padre Francisco Ivern Simó, integrantes da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio e acadêmicos e profissionais do setor.

Embora eles tenham apontado, em especial, a interdisciplinaridade e o senso cooperativo como os cimentos para construir avanços na área, a integração entre o novo núcleo e as demandas sociais também ganhou destaque. Integrante da Comissão de Administração da Escola Médica, o professor Jorge Biolchini acredita que o núcleo recém-inaugurado produza inovações importantes para superar desafios associados à Saúde:

– Além de aproximar áreas e gerar projetos interdisciplinares, o Núcleo Inovação em Tecnologia e Saúde da PUC pode contemplar trazer desafios que serão solucionados para a sociedade, com base em recursos de pesquisa e inovação.

As inovações tecnológicas propiciadas pela iniciativa estão alinhadas às variações demográficas da população brasileira, cujo envelhecimento exige uma atenção especial a garantias de saúde e qualidade de vida na terceira idade. Assim observa o decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina, Hilton Koch, para o qual o núcleo contribuirá também para valorizar os compromissos da Universidade com o setor:

– O Núcleo vai valorizar a PUC, que também investe em recursos e pesquisas na área biomédica – observa Koch – À medida que a população envelhece, são necessários pesquisas e avanços tecnológicos alinhados às necessidades de uma vida saudável e agradável.

Padre Francisco Ivern acredita que o maior desafio agora é reforçar a dimensão institucional do núcleo:

– É importante estabelecer uma relação mais estreita entre a parte tecnológica, a saúde e os diversos alunos.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro