Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
28/10/2016 11:32
Gustavo Côrtes

Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.

A Arca da Solidariedade. Foto de Fernanda Szuster

O reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., conclamou alunos, professores e funcionários para contribuírem com a campanha Alimente a esperança, ajude o Haiti, em favor das vítimas do furacão Matthew, que deixou cerca de 900 mortos e 10 mil desabrigados. Num ato simbólico, o reitor e o vice-reitor, padre Francisco Ivern Simó, deixaram, nesta quinta-feira, as primeiras doações de alimentos não perecíveis na Arca da Solidariedade, que ficará nos pilotis até o dia 18 de novembro.

Alimentos também podem ser entregues em qualquer paróquia do Rio ou no Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca. Feijão, arroz, fubá e leite em pó são prioridade. Para o reitor, “a participação importante da PUC-Rio” nas doações às vítimas do terremoto do Haiti em 2010, estimulou ainda mais a adesão à nova campanha. Na época, a Universidade contribuiu com cerca de 3 toneladas de alimentos não perecíveis, estima a Pastoral Universitária Padre Anchieta.

– Nossa contribuição para as vítimas daquele terremoto fez chegar alimentos sem extravio às famílias haitianas. Nessa nova campanha da Arquidiocese, não poderíamos ficar de fora. Tenho certeza de que os resultados serão positivos, porque a solidariedade mexe muito com o coração e com a mente das pessoas, e os nossos irmãos estão sofrendo muito no Haiti – observa padre Josafá.

O vice-reitor reitera a importância da ajuda renovada aos haitianos, mas pondera: a solidariedade deve se estender aos brasileiros que sofrem com outras mazelas. “Somos atingidos por outros tipos de furacão”, argumenta ele:

– Vamos pensar no Haiti, mas também no Brasil. Sofremos com outros furacões. Existem muitas comunidades no país que também precisam da nossa ajuda.

A primeira remessa das doações recolhidas pela campanha da Arquidiocese do Rio, à qual a PUC-Rio se incorpora, será enviada ao Haiti quando forem arrecadadas 27 toneladas de alimentos. Os organizadores esperam arrecadar 100 toneladas até dezembro. Também é possível fazer doações em dinheiro, por meio da conta da Aquidiocese (Bradesco, agência 0814; conta 48500-4).

Castigado por sucessivos conflitos civis e desastres naturais, o Haiti tornou a somar milhares de vítimas de uma dessas tragédias há menos de um mês.  O furacão Matthew matou quase mil habitantes e somou outros 10 mil à perversa contabilidade de desabrigados e desalojados de um país em escombros, o mais pobre da América Latina.

O Vice-Reitor Augusto Sampaio e o Reitor Josafá de Siqueira no lançamento da campanha. Foto de Gabriel Molon 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro