Núcleo de Inovação Tecnológica é aberto em parceria com BTG Pactual
08/03/2017 18:10
Gabriela de Vicq

Projeto do Departamento de Informática da PUC-Rio, em parceria com o banco, tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para problemas tecnológicos do mercado financeiro. O presidente do BTG, Roberto Sallouti, e o Reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira, inauguraram o espaço.

Foi inaugurado nesta terça-feira o Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC-Rio, projeto do Departamento de Informática em parceria com o banco BTG Pactual. O presidente da BTG Pactual, Roberto Sallouti, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, e o decano do Centro Técnico Científico (CTC), Luiz da Silva Mello, entregaram oficialmente a nova sala NIT-BTG Pactual, onde alunos de doutorado, mestrado e graduação desenvolverão, junto de funcionários do banco, soluções inovadoras para projetos tecnológicos, com foco no mercado financeiro.

Roberto Sallouti e Padre Josafá. Foto de Doris Duque

Após um coquetel para executivos do BGT Pactual, alunos e professores da PUC-Rio, o Reitor agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância desse tipo de parceria para a Universidade.

– A PUC tem a tradição de manter parcerias. Isso mostra que nossa vocação é de crescer sempre mais nessa parceria entre universidade e empresa. Não é à toa que no ano passado a PUC-Rio foi premiada como líder da América Latina na pesquisa em parceria com a indústria – disse o Reitor, em referência ao 2016 Times Higher Education Latin America University Rankings.

– Eu sou curioso, então sempre procuro entrar nos sites dos nossos parceiros. A partir do auxílio do meu tio Google, encontrei, na página, os valores centrais do banco BTG Pactual. Fiquei impressionado com algumas coisas que se assemelham aos nossos próprios valores – afirmou o reitor, que ressaltou o pensamento global, a visão a longo prazo, o trabalho em equipe, o desenvolvimento de talentos, o empreendedorismo e a excelência como competências e metas em comum.

O presidente da BTG Pactual, Roberto Sallouti, ressaltou que o primeiro convênio entre o banco e a Universidade ocorreu em 2011, quando possibilitaram a ampliação das bolsas de desempenho acadêmico para o curso de Economia. Segundo ele, essa nova parceria é uma honra para a empresa, já que os resultados iniciais são animadores e promissores:  

– Não é uma coincidência que os nossos valores sejam similares aos da Universidade. Nós temos muitos sócios e colaboradores que foram alunos da PUC-Rio. A qualidade de capital humano que encontramos aqui é o que há de maior excelência no Brasil. Podemos dizer o mesmo do banco. Gostamos de acreditar que o nosso capital humano é o que temos de melhor. Não é à toa que, assim como a PUC, viemos nos destacando como um banco brasileiro. Espero que isso seja uma pequena semente, e que daqui a alguns anos possamos ter um prédio aqui. 

Coordenador do novo núcleo, Sergio Colcher, professor do Departamento de Informática, contou que a parceria vem sido discutida desde 2015, mas só no início desse ano o acordo de cooperação foi posto em prática. O objetivo era impulsionar projetos tecnológicos que precisassem de soluções inovadoras para problemas na realidade.

– Esse projeto nasceu de um encontro que tivemos com aquilo que quem está na universidade mais precisa ouvir: alguém que está procurando soluções de tecnologia para problemas difíceis, que vão exigir inovação e pesquisa, em um processo em que teremos que formar pessoas. O país passou por turbulências no meio do caminho, mas perseveramos e acreditamos que seria possível. Realmente existe um espírito de cooperação muito interessante que surgiu dessa sinergia, e que há uma participação de ambos os lados – disse.

O Reitor finalizou a cerimônia com uma bênção à nova parceria e à sala inaugurada. “Temos o costume, aqui na Universidade, de ter um momento de bênção sempre que inauguramos um novo laboratório ou prédio. Acreditamos que a ligação divina sempre nos inspira e nos impulsiona”. Com isso, Padre Josafá vestiu sua estola e fez uma oração pedindo prosperidade para o novo local de trabalho.

Mais Recentes
Sustentabilidade é novo paradigma de desenvolvimento
Em palestra na PUC-Rio, pesquisadores do IBGE e professores do Centro de Ciências Sociais discutem a importância da leitura de indicadores sociais, e as lacunas nos dados
Fevuc: remodelação da aparência
Convidados refletem sobre as mudanças que cada indivíduo passa para se integrar às regras impostas pela sociedade
Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.