Alunos se mobilizam por trotes conscientes e solidários
25/03/2017 15:47
Dóris Duque

Atualização: Em luto pela morte do aluno de Direito Bruno Queiroz, 18 anos, em acidente na Rua Marquês de São Vicente, sexta-feira, 24, a Universidade suspendeu todos os trotes.

Reunião do DCE com os centros acadêmicos Foto: Dóris Duque

O DCE Raul Amaro lançou uma campanha contra trotes violentos ou abusivos com apoio dos centros acadêmicos. Em reunião com representantes dos CAs para tratar da realização dos trotes neste início de ano letivo, terça-feira, 14, foi combinado que calouros serão orientados a denunciar qualquer situação de preconceito ou discriminação. Participaram CAs de praticamente todos os cursos, com a exceção de engenharias, informática, química, matemática, teologia e filosofia.

Integrantes da nova gestão do DCE também fizeram um apelo aos organizadores dos trotes para que não desperdicem comida – farinha, pó de café e frutas, por exemplo – em suas brincadeiras durante a iniciação dos calouros. Alguns centros acadêmicos promovem campanhas solidárias de arrecadação de alimentos durante o trote e pré-trote, e foi sugerido que seria interessante que outros CAs também o fizessem, as doações são destinadas a ONGs e entidades apadrinhadas.

As datas dos trotes foram definidas e estabeleceu-se que a limpeza do espaço é uma condição de uso da Vila dos Diretórios e de inteira responsabilidade dos CAs.

Durante a reunião foram esclarecidas questões sobre o repasse de verbas para os centros acadêmicos. O DCE explicou que, por não ter ainda um CNPJ regularizado para receber verba da Reitoria e manter o repasse mensal estável, a liberação de verbas está sendo feita por ordem de serviço, de acordo com as solicitações.

Um novo estatuto está sendo elaborado, a partir de críticas e sugestões de CAs – para os quais o estatuto em vigor, de 2009, não corresponde a gestões e situações atuais. Uma das alterações propostas é a institucionalização das atléticas da PUC. O novo estatuto será apresentado para votação geral do alunato em meados de abril.

A casa do DCE na vila dos diretórios foi pintada por alunos que deixaram suas marcas em forma de grafiti nas paredes externas. Participaram da reforma os alunos: Mila Carneiro de Moraes (design), Karina Cabral (comunicaçao), Cibele Guedes (historia), Alberto Brant (engenharia), Antonio Ton (design) e Luiz Victor (historia). As imagens representam os ideais da nova gestão além de acrescentarem mais cor à vila.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento