Convênios com universidades espanholas de fôlego renovado
15/03/2017 13:18
Paula Strecht

Numa incursão por parceiras da Espanha, como a Autônoma de Madri, o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, e o assessor de Política Internacional, professor Danilo Marcondes, ampliam frentes de cooperação acadêmica e de intercâmbio

A PUC-Rio reforça, logo na largada do ano, convênios com universidades da Espanha, como as de Valladolid, Comillas e Autônoma de Madri. Depois de um mergulho de cinco por parceiras – efetivas e potentes – na capital espanhola e em Valladolid, o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e o assessor de Política Internacional, Danilo Marcondes, pavimentaram novos caminhos para potencializar a cooperação acadêmica entre docentes e os intercâmbios voltados a alunos.

A uma hora de carro de Madri, a Universidade de Valladolid abriu as portas, no mês passado, para a visita dos representates da PUC-Rio. Recebidos pelos congêneres espanhóis, eles conheceram programas de pesquisa dos setores de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente –  em especial, os projetos de energia renovável e o edifício Lúcia, reconhecido como o mais sustentável da Europa. Danilo destaca também a tradição e o repertório acadêmico da parceira espanhola:

– A  Universidade de Valladolid  tem fortes potenciais em diversas áreas: Engenharia, História, Curso de Línguas, além do peso histórico. O fato de não ser uma cidade tão cara quanto Madri também facilita a vida do universitário, que pode, inclusive, passear na capital espanhola nos fins de semana – acrescenta.

O professor ressalta, com igual reconhecimento, o projeto social e o curso de Línguas da Universidade de Comillas, na área central de Madrid. Para Danilo, representam também boas alternativas de intercâmbio. 

Assim como Comillas, a Universidade Autônoma de Madrid mantém uma colaboração universitária ativa com a PUC-Rio. O acordo pode ser estendido para áreas como duplo diploma, dupla titulação na graduação e na pós-graduação.

Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ (à direita). Foto: divulgação

Já a Complutense, embora ainda não tenha convênios formais com a PUC, apresenta afinidades que, segundo o professor Danilo Marcondes, reúnem potencipal para se converterem em parcerias de cooperação internacional:

– Em minha visita, pude perceber que a universidade tem muitas áreas comuns à PUC. Então estamos preparando um possível convênio com eles. Quando as áreas de interesse de duas universidades entram em afinidade, creio que haja uma grande chance de nascer parcerias eficientes – projeta.

Na insursão por universidades espanholas, padre Josafá e Danilo foram recebidos e ciceroneados também pela Embaixada do Brasil na Espanha. Eles visitaram, além daquelas instituições, a Casa do Brasil, residência estudantil que pode atender alunos e professores.

– Nós, da PUC-Rio, não tínhamos muito contato com a Casa do Brasil, mas o diretor foi muito gentil. Nos recebeu muito bem e disse que está à disposição para o que precisarmos. O preço da Casa não é alto e inclui refeições. Acredito que seja um bom lugar para acolher nossos discentes e docentes ­– avalia Danilo.

Assessor de Política Internacional, Prof. Danilo Marcondes e Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ (à esquerda) na Casa do Brasil. Foto: divulgação

Ainda de acordo com o professor, a embaixada está empenhada em articular universidades brasileiras e espanholas à iniciativa privada daquele país. Um esforço que, ressalta Danilo, é compartilhado pela PUC-Rio. "Pois as empresas são capazes de financiar bolsas de estudo, além de abrir vagas de estágio", lembra o professor.

Para Danilo, a Espanha revela-se um dos países mais atraentes aos alunos, pelas facilidades de estudo, pela cultura de acento latino e pela língua relativamente acessível aos brasileiros. Ele observa:

– Este conjunto de vantagens explica um pouco o sucesso da Espanha com intercâmbios. Queremos cultivar isso na PUC-Rio.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento