Professores de Filosofia dão dicas de como melhorar um discurso
22/06/2017 16:51
Natália Oliveira

Em palestra na PUC-Rio, professores Edgar Lyra e Danilo Marcondes ressaltam a importância de saber adaptar a fala a cada situação.

O preparo de um texto adaptado é essencial para atingir um determinado público alvo. A questão foi reforçada pelos professores Danilo Marcondes e Edgar Lyra. Eles destacaram o papel da adaptação no discurso e engajamento do tema como ferramentas para a melhor compreensão dos ouvintes na palestra “Dê voz ao seu discurso”, na PUC-Rio, com a participação de alunos do curso de filosofia.

Para o coordenador do curso de Filosofia, Edgar Lyra, as apresentações ficam mais compreensíveis quando são colóquios, espaços de conversação sem as formalidades presentes em eventos como seminários. Inicialmente, os colóquios têm um público direcionado, reunindo pessoas interessadas em debater um tema. O professor salientou a eficácia desse discurso no ponto de vista prático e acadêmico:

− O colóquio tem uma finalidade de troca. Não é um grupo de estudos. O ideal é falar com a linguagem do cotidiano, porque as pessoas vão compreender mais e você não vai desperdiçar o tempo da sua apresentação. É necessário fazer uma reflexão sobre a plateia. Devemos saber com quem vamos conversar e como vamos nos comunicar com eles. Muitos têm um pé atrás na hora de usar uma linguagem mais informal. Se isso vai fazer com que o público entenda o que vai ser passado, então use! – orientou.

Professor reforça a ideia de adaptação no discurso. Foto: Matheus Aguiar

Além de reforçar a necessidade de adaptar o discurso ao público alvo, usando argumentos que ajudem na persuasão e no debate, Edgar chamou atenção para os recursos de comunicação: softwares de apresentação, como PowerPoint, Prezi e Keynote, podem auxiliar o mediador:

− Tudo é uma questão do meio. Você consegue capturar a atenção do público a partir de recursos audiovisuais. O que não pode ocorrer é você “brigar” com o slide, por exemplo. Essa ferramenta tem que ajudar e dar ritmo à apresentação.

Professor Danilo Marcondes. Foto: Matheus Aguiar

Já o professor Danilo Marcondes, autor do livro As armadilhas da Linguagem (Editora Zahar, 2017), acentuou a escolha do tema, por facilitar a compreensão por parte do público e do mediador, que assim se sente mais preparado e motivado para conduzir:

− A motivação é a questão principal. Você vai treinar o seu texto, ficar incentivado a falar daquilo de que gosta. É a partir desse impulso que é possível administrar o seu conteúdo e o seu tempo de apresentação.

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