Para atrair jovens, cervejaria aumenta dose da mistura entre real e virtual
20/06/2017 15:35
Ana Clara Silva

Executivo da AlmapBBDO responsável pello marketing da Antarctica, Guto Veríssimo destaca seriados interativos uma das principais apostas à renovação de público. Festas juninas e julinas são a bola da vez. 

A geração millenium impôs ao consumo de cerveja uma queda em torno de 20%  entre os jovens, estima o executivo da agência AlmapBBD Guto Veríssimo, responsável pela conta da Antárctica. Formado em Publicidade pela PUC-Rio, ele voltou à Universidade para compartilhar com os alunos algumas das novas táticas dedicadas à renovação de público, como os seriados curtos, de temáticas jovens, veiculados no Youtube e centrados da articulação entre o real e o virtual. O próximo deles, Na fogueira, protagonizado também pelo ator Thiago Martins, estreia em julho.   

Estas produções integram a guinada publicitária empreendida nos últimos anos pela Antarctica, destaca o publicitário. Decidida a ampliar espaço entre os consumidores jovens, a cervejaria investiu em peças para a internet, inclusive as mídias sociais, impulsionadas pelo vigor interativo. No último episódio da série No boteco, Thiago Martins caminhou por um bloco de carnaval, no Baixo Gávea, interagindo com os foliões. Transmitido ao vivo pelo Facebook, o vídeo atraiu quase 800 mil visualizações. De quebra, a inicativa ainda explora o estilo de vida carioca para influenciar consumidores de outras praças:

– O Rio é muito exportável. Então, explorá-lo se mostra uma boa tática. A Antarctica é a cerveja mais vendida no estado, e isso reflete a linha de comunicação com um olhar carioca – observa Guto – Percebemos os jovens se afastando da marca e resolvemos dar uma guinada, juntamos cinema, televisão e propaganda e criamos as séries No Gogó, Na Lata e No Boteco. O resultado foi imediato. Aumentamos em quase 80% o engajamento  no Facebook e aumentamos em 10% a preferência dos jovens por nossa cerveja.

Patrocinadora do carnaval carioca, a Antarctica transforma o estilo de vida da cidade numa espécie de embaixador de marca. A busca por mais engajamento dos consumidores, sobretudo jovens, envolve a associação a valores como honestidade e autenticidade. 

– O carnaval é a expressão máxima do estilo carioca, por isso a empresa faz questão de patrocinar. Como o Rio é o campeão do consumo de cerveja per capta no país, a ação traz efeitos positivos – justifica o publicitário. 

A bola da vez agora são as juninas e julinas, até por boa parte delas hoje absorver blocos de rua adaptados ao estilo do forró. O número de arraiais quase se equivale ao blocos de carnaval. Para Guto, a equivalência principal é da “alma carioca”, incorporada às festas caipiras multiplicadas pela cidade de rua – uma "ótima oportunidade" para mostrar a marca:

– Este é o melhor momento para trabalhar com comunicação. Basta estar lá do jeito certo. As pessoas ficam sempre conectadas. Logo, não é complicado chegar até elas. Por outro lado, chegar da maneira errada não adianta. Uma grande oportunidade no Rio são os arraiais. Vamos lançar a campanha Na fogueira, com a temática, obviamente, de São João. A alma carioca toma conta dessas festas, tudo vira uma grande festa de rua.

Mais Recentes
Administrar com ética e humanidade
Na obra Empresa com Alma, Francisco Gomes de Matos discorre sobre as preocupações que uma empresa cidadã deve ter para combater o individualismo característico da vida moderna
Desafios para um Brasil menos desigual
Armínio Fraga analisa a economia brasileira em ano de eleição e traça perspectivas da crise enfrentada pelo país
Dinheiro criptografado
A moeda digital Bitcoin é tema de várias discussões sobre o futuro da economia