Nova diretora do Departamento de Artes e Design aposta no diálogo para promover troca de conhecimento
05/07/2017 17:18
Paula Ferro Freitas

Em cerimônia de posse, professora Jackeline Lima Farbiarz destacou os espaços de troca como o ponto de partida de sua gestão.

Estabelecer o diálogo como base do pensamento e proporcionar espaços de troca são prioridades da professora Jackeline Lima Farbiarz, nova diretora do Departamento de Artes & Design. Na cerimônia de posse, que contou com a presença do Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, dos vice-reitores Francisco Ivern, José Ricardo Bergmann, Luiz Carlos Scarvarda, Augusto Sampaio e Sérgio Bruni, e docentes, ela destacou o papel formador dos professores.

Os professores José Ricardo Bergmann, Jackeline Farbiarz, padre Josafá, Cláudio de Magalhães, padre Francisco Ivern e Augusto Sampaio na posse. Foto: Matheus Aguiar

Graduada em Letras pela PUC-Rio, Jackeline atua na academia há 33 anos. Foi aluna, estagiária, professora, pesquisadora, coordenadora e, agora, diretora. No novo cargo, pretende formar uma base de trocas constante entre funcionários, professores e alunos. Com o objetivo de aumentar o aprendizado de todas as partes, Jackeline quer integrar “as diferentes inteligências” do Departamento por meio de encontros semanais: “Não quero construir um departamento pautado exclusivamente na minha visão”, ponderou.

Aproveitando o momento, o decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Júlio Diniz, realçou importância da escuta e do cuidado com o próximo: “Estamos em um momento do mundo em que todos falam demais, sem prestar atenção. É preciso escutar o outro e ser solidário, não solitário”.

Doutora em Educação pela USP, Jackeline dividiu com os presentes, em relato emocionado, o protagonismo de seus pais em sua formação. Seu desejo é que o departamento tenha papel similar na vida dos alunos.

– Cada aluno é projeto de alguém e deve ser do departamento também. Nós, professores, precisamos refletir sobre a carência de exemplos dessa geração no cenário nacional – destacou.

O Reitor enfatizou a expansão do Design, classificando como um processo “bonito de ver”.

– A academia incentiva a rotina criativa. O Design se apropria desse ponto, e vem crescendo dentro da PUC.

Inicialmente parte do Departamento de Letras e localizado em uma casa, a área superou o número de 1.200 alunos, conquistou espaço próprio e no ano passado passou pela principal transformação. Durante a gestão do antecessor de Jackeline, o professor Cláudio Freitas de Magalhães, foi inaugurado o Edifício de Artes e Design Engenheiro Paulo Cunha. Localizado ao lado da Vila dos Diretórios, o prédio nasceu alinhado às questões ambientais, com sistema de coleta pluvial e brise-soleil, que aproveita a iluminação natural e diminui gastos com energia elétrica.

Leia também: Projeto arquitetônico com traço sustentável

Para Jackeline, essa ligação entre Design e sustentabilidade deve ser natural:

– É obrigação do designer pensar em tudo como um ciclo fechado, focar no reuso de recursos. É uma questão de responsabilidade social e a ação do designer parte daí.

O professor Cláudio, coordenador do Laboratório de Gestão em Design, agradeceu o apoio da Universidade durante os quatro anos de sua gestão e apontou o momento atual como ideal para incentivar “a aplicação da tecnologia nas humanidades e a humanização da tecnologia” e ampliar o caráter interdisciplinar da área.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro