Reitor: Retornar com otimismo
10/08/2017 12:04
Pe. Josafá Carlos de SiqueiraS.J.

Com a volta às aulas, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., dá boas-vindas aos alunos e aborda, neste artigo, as dificuldades que o país enfrenta. Para ele, o atual momento nacional exige discernimento e equilíbrio para superar as barreiras e sonhar com um país social e ambientalmente mais justo e solidário com os princípios éticos e humanísticos. 

Depois das merecidas férias, retornamos às atividades acadêmicas na PUC-Rio, mantendo aquele mesmo entusiasmo de pessoas que não desanimam diante de um contexto social e político complexo e preocupante de nosso país. Mesmo descansando das obrigações acadêmicas, acompanhamos os conflitos e disputas políticas que ocorrem no Brasil, além de outras preocupações como o desemprego, e o aumento da violência em nossa cidade do Rio de Janeiro. Nossas Universidades parceiras sofrem com a falta de recursos, a manutenção de laboratórios de pesquisa, o atraso de pagamentos, a diminuição de alunos, e tantos outros problemas que vem sendo noticiados na imprensa. 

      Apesar disso, a PUC-Rio tem conseguido atravessar estes momentos com serenidade, austeridade administrativa e controle permanente no planejamento, a fim de que a atividade fim da instituição não possa ser afetada pelas intempéries que assustam a todos nós. A maturidade de uma Universidade de pesquisa, o modelo espartano da administração central, o controle dos gastos, a compreensão da comunidade acadêmica e as bênçãos de Deus, entre outros fatores, tem nos permitido prosseguir com normalidade, cumprindo o nosso calendário acadêmico sem interrupção, num clima de solidariedade e vigilância permanente.

       Para que possamos continuar caminhando com tranquilidade, temos que fazer alguns reajustes, sem contudo, afetar os objetivos principais da Universidade. Como sabemos, o último ranking Times Higher Education de 2017, colocou a PUC-Rio entre as 10 melhores Universidades da América Latina, além de ocupar o 5ª lugar entre as brasileiras, a melhor instituição comunitária de ensino superior do Brasil, e a 2ª do Rio de Janeiro. Fomos também agraciados como líder na América Latina na pesquisa em parceria com a indústria, e a instituição brasileira com o melhor desempenho em internacionalização. Estes resultados nos alegram pelos esforços da comunidade universitária em manter a excelência, aumentando, por outro lado, a nossa preocupação em assegurar os padrões de qualidade, mesmo diante das dificuldades de nosso país.

      Ao iniciar este segundo semestre de 2017, desejamos a todos um bom retorno na caminhada acadêmica, na esperança que possamos contar com a colaboração e compreensão de todos, pois o momento nacional exige discernimento e equilíbrio para superar as barreiras e sonhar com um país social e ambientalmente mais justo, estável, coerente com os nossos preceitos constitucionais, e solidário com os princípios éticos e humanísticos. Que Deus possa continuar abençoando a nossa PUC-Rio, e a todos os que fazem parte da comunidade universitária.

Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Reitor: Seminários internacionais e cenários desafiantes
A vida acadêmica tem a missão de promover o debate de questões vividas pelas sociedade
Reitor: Confirmar, amadurecer e aperfeiçoar
Em mensagem de boas-vindas ao segundo semestre letivo de 2017, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressalta a variedade de áreas de ensino que o Campus tem e valoriza a importância de uma formação humanística, fruto de um ensino interdisciplinar.
Presença que nos honra
O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., fala sobre a visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, que proferiu palestra da Aula Inaugural do curso de Direito da Universidade.