Dinâmica interdisciplinar e abertura à pesquisa e inovação marcam acolhida aos calouros
14/08/2017 16:36
Helena Carmona, com Com Ana Clara Silva, Camila Gouvêa, Diana Fidalgo, Dóris Duque, Natália Oliveira, Paula Strecht e Paula Freitas

Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., decanos e professores destacam também senso comunitário da Universidade e permanente alinhamento da formação superior às mudanças da sociedade e do mercado.

O acesso a práticas interdisciplinares foi um dos destaques nas boas-vindas às centenas de calouros, sexta-feira passada, no tradicional Meu Primeiro Dia na PUC. O Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., decanos e professores dos centros acadêmicos reiteraram a importância das pesquisas produzidas pela PUC-Rio e da interdisciplinaridade, favoráveis às inovações tecnológicas e à formação profissional alinhada às mudanças da sociedade e do mercado de trabalho. 

A Universidade é “o berço de muitas pesquisas”, por conta dos cursos de pós-graduação, ressaltou o Reitor. Ele também lembrou a tradição comunitária da Universidade:

— A PUC não é uma instituição com fins lucrativos. Todo o dinheiro excedente é investido em pesquisas e bolsas na Universidade. A qualidade é uma prioridade para nós, por isso não há uma intenção de crescer quantitativamente. Além disso, os cursos da Universidade se integram, há uma valorização da interdisciplinaridade.

O decano Luiz da Silva Mello. Foto: Fernanda Maia

Já o decano do Centro Técnico Científico, Luiz da Silva Mello, destacou oportunidades como a participação dos alunos de graduação nos programas de iniciação científica. Recebidos também pelo padre Alexandre Paciolli, no auditório do RDC, 160 calouros do CTC mostravam-se concentrados na apresentação da estrutura dos cursos de Engenharias, Física, Matemática, Química, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Silva Mello informou que durante o ciclo básico, nos dois primeiros anos do curso, os alunos do CTC podem ser monitores ou tutores de algumas disciplinas. Também podem participar de projetos de iniciação científica. No ciclo profissional, podem fazer parte da Empresa Junior, de equipes de competição como AeroDesign e RioBotz, ou de outros projetos, como o BePID, um laboratório futurístico de criação de aplicativos e softwares em parceria com a Apple. “Além disso, oferecemos a oportunidade de estudar fora. A PUC recebe por ano 1.100 intercambistas e envia cerca de 600 alunos para universidades fora do país”, acrescentou o decano.

A estrutura da Universidade e a consistência acadêmica revelaram-se decisivas para a escolha feita pelas calouras Victoria Vargas, de Engenharia de Produção, e Natália Almada, de Engenharia Química. Natália justifica:

— A Universidade é muito completa e a graduação tem muito prestígio no mundo. Além disso, no atual momento do país, em que a educação está prejudicada, a PUC oferece uma maior estabilidade para os alunos — opinou a estudante.

Os novos alunos do CTC integraram-se a outros calouros, pouco depois, na missa de boas-vindas, celebrada pelo bispo auxiliar do Rio e professor Dom Joel Portella. As centenas de estudantes reunidos na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no campus, foram acolhidos também pelo reitor da igreja, padre Alexandre Paciolli, e pelos padres Paul Schweitzer, Clóvis Cabral, Abel Souza e Luís Corrêa. Dom Joel Portella incentivou os calouros a construir uma “formação humana e completa”.

Após a celebração, a equipe da Pastoral Universitária recebeu os novos alunos numa confraternização no subsolo da igreja. A atividade apresentou projetos da Pastoral como o Pré-Vestibular Comunitário e a Feira de Valores da Universidade Católica (Fevuc).

Integração do Direito com a informática reforça interdisciplinaridade 

Já calouros de Direito foram recebidos, numa conversa descontraída, pela professora e coordenadora Caitlin Sampaio Mulholland e pela professora e coordenadora-adjunta Thula Pires, no auditório B6. Elas deram orientações básicas sobre o funcionamento e estrutura do Departamento de Direito.

Os alunos foram incentivados a explorar o que a Universidade oferece, como atividades extracurriculares e palestras, não só no Centro de Ciências Sociais. “Aproveitem a pluralidade do ambiente universitário, um lugar em que vocês têm contato com diversas realidades e discussões. Não fiquem presos ao CCS, busquem outros centros para dar riqueza à formação de vocês”, recomendou Thula.

Thula Pires e Caitlin Mulholland. Foto: Lucas Simões

As professoras enfatizaram, ainda, a tradição da PUC-Rio em pesquisas associadas ao Direito, e apresentaram um panorama dos diversos núcleos da universidade. Caitlin destacou o novo núcleo multidisciplinar de ensino, pesquisa e inovação, o Legalite, formado pelo Departamento de Informática e pelo Departamento de Direito. A iniciativa promove pesquisa, inovação e  desenvolvimento, e incentiva o debate interdisciplinar como um vetor para qualificação dos futuros advogados.

Ética e compromisso social

Em tempos de constantes inovações tecnológicas e informações transmitidas quase instantaneamente pelas mídias sociais e novas fontes de notícia, o compromisso com a ética, o senso crítico e as demandas sociais sustentam a formação alinhada ao Departamento de Comunicação Social. Assim observaram, aos calouros dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Cinema, as professoras Patrícia Mauricio, Bruna Aucar e Tatiana Siciliano. Coordenadora de Jornalismo, Patrícia reiterou a importância da responsabilidade profissional:

— Existe uma grande responsabilidade na produção de conteúdo de comunicação, seja filme, publicidade ou jornalismo. Várias disciplinas do nosso currículo, como as de sociologia, história e antropologia, ajudam os alunos a terem uma visão ampla de mundo para passar as mensagens ao público de uma forma responsável. Tudo isso é um diferencial aos que fazem um curso universitário voltado para comunicação. A PUC tem ainda uma preocupação em formar o aluno para atender os interesses da sociedade. Esta tradição vem dos jesuítas. Além da educação, forma-se o caráter — salientou.

A professora lembrou também o compromisso com o interesse público na formação profissional:

— No Departamento de Comunicação Social é muito forte a preocupação com o interesse público. Buscamos formar profissionais que tenham isso em mente. É preciso conhecer os limites éticos. A preocupação com a responsabilidade social na Universidade é muito forte – reiterou.

Os alunos novos foram apresentados à grade de disciplinas, cujo conteúdo é constantemente atualizado para acompanhar as transformações no mundo e na sociedade. A convivência entre alunos das três habilitações (Jornalismo, Publicidade, Cinema) durante o ciclo básico foi apontada como outro aspecto positivo do curso, pois os temas estão cada vez mais conectados na sociedade e no mercado, argumentaram as professoras. Elas ressaltaram também as oportunidades de estágio na Universidade – como no Comunicar, o contato com colegas de outros cursos e as várias atividades acadêmicas e culturais no campus.

Coordenador da Engenharia Civil: “Sustentabilidade e energias renováveis entre os principais desafios”

A inserção do engenheiro civil no mercado de trabalho "se dá em um amplo e variado campo de atuação, porque é o campo que projeta, gerencia e executa estruturas”, frisou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Julio Jeronimo Holtz Silva Filho, ao acolher os novos estudantes. Ele apontou alguns dos desafios para as futuras gerações de engenheiros: déficit de saneamento, captação, tratamento e distribuição de água; desenvolvimento de energias limpas; e reciclagem do lixo urbano.

— Quando falamos em futuro, que já é a nossa realidade, pensamos em sustentabilidade e trabalhar com fontes de energia renováveis. O futuro na nossa área vai estar ligado à fabricação de novos materiais que já são realidades: metálicos, poliméricos e cerâmicos. 

O profissional da área, esclareceu o professor aos calouros, pode desempenhar atividades que incluem planejamento, projeto, gerenciamento de projetos e de pessoal, construção, monitoramento de estruturas e obras e solução de problemas técnicos nas áreas tradicionais de cálculo estrutural, construção civil, geotecnia, recursos hídricos e afins.

Nos cursos do CTCH o foco é o mercado de trabalho

O curso de Design, dividido em quatro habilitações, aposta em uma visão interdisciplinar e humanista. Segundo a diretora do Departamento de Artes e Design, Jackeline Lima Farbiarz, esses fatores são ferramentas para a entrada no mercado de trabalho.

— A observação do outro é importantíssimo para essa carreira. Eu sempre digo para os meus alunos observarem a PUC, porque os pilotis da Universidade falam muito e isso pode render alguma ideia para um projeto.

Professora Manuela Quaresma. Foto: Matheus-Aguiar

A coordenadora do curso, Manuela Quaresma, afirma que a PUC auxilia na entrada do mercado e na produção de pesquisas. As principais novidades do curso envolvem a área de tecnologia, sendo uma delas acerca do carro autônomo, no qual se estudam a mudança na relação do motorista e do passageiro com o veículo.

O curso de cinco estrelas, avaliado pelo Guia do Estudante, é procurado por uma variedade de alunos interessados na área e foi a escolha dos 120 calouros. Para Nicolas Bezerra, 18 anos, a PUC foi a sua principal escolha devido ao corpo docente do curso, porque, segundo ele, é “bem qualificado”. Já para a aluna Carol Guimarães, 20 anos, a Universidade é uma oportunidade para se qualificar: “Eu procurei uma faculdade para me aprimorar e creio que a PUC pode me ajudar nesse sentido”.

Recepção aos calouros de Letras

Outro curso do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) com foco no mercado de trabalho é o de Letras. Segundo a professora Liana de Andrade Biar, as bolsas de pesquisas, como PET e Pibic, “somam para a qualificação profissional” e são oferecidas aos alunos com interesse sobre a construção das identidades sociais. Além disso, o Departamento de Letras já programou uma nova cadeira para a habilitação de tradução para o próximo período. O foco da nova disciplina é traduzir jogos, produzidos em sua maioria na língua inglesa, uma vez que é um novo mercado em crescimento. O Brasil é o 12° país na lista dos maiores consumidores de jogos do mundo. Há aproximadamente 59,2 milhões de jogadores on-line, correspondendo a 28,11% da população brasileira.

Recepção a Arquitetura. Foto de Matheus Aguiar

A coordenadora da graduação de Arquitetura, Maira Machado, apresentou o curso, dando ênfase para as matérias básicas que servem como complemento da formação do arquiteto, como teoria, topografia e sociologia. De acordo com ela, a colaboração de diversas áreas do conhecimento proporcionadas pela Universidade agrega valor à profissão e é essencial ao estudante, futuro profissional.

O professor Daniel Castanheira, do Departamento de Artes Cênicas, explicou que para se qualificar e se diferenciar no mercado de trabalho é necessário fazer atividades complementares como estágios e cursos. Além disso, esclareceu que a carreira oferece rumos diferentes como teatro, música e circo, além da telenovela. Para ele, o ambiente universitário é o espaço apropriado para ousar, ser criativo e experimentar. Em clima de descontração, deixou a seguinte reflexão aos calouros do curso: "A especificidade do artista é a invenção".

Boas perspectivas para calouros de Engenharia da Produção

Os calouros de Engenharia de Produção foram recebidos no RDC pelas professoras Flávia Cesar Teixeira Mendes e Frances Blank, que apresentaram pontos básicos sobre o curso e sublinharam o aspecto interdisciplinar da PUC-Rio, que se bem explorado possibilita aos alunos terminar o curso com um certificado de domínio adicional. A professora Flávia afirmou que muitos alunos confundem engenharia de produção com administração ou mesmo economia, e reforçou aos novos universitários: “Esse curso é uma engenharia propriamente dita. Engana-se quem acha que é só gerir e administrar”.

A caloura Bárbara Ribeiro dos Santos saiu satisfeita do encontro, afirmando que “foi exatamente o que esperava”. As professoras deixaram claro que para quem está entrando agora na faculdade as perspectivas de futuro profissional são promissoras, pois espera-se que a onda de desemprego já tenha passado.

Felipe Drummond disse ter realizado seu sonho de estudar na PUC. Mesmo tendo cursado engenharia de produção até o 6º período em outra instituição de ensino, não desistiu de prestar o vestibular até conseguir uma vaga: “Me apaixonei por esse lugar quando vim ao PUC Por Um Dia e desde então soube que estudaria aqui”.

Destaque para atividades complementares no curso de Administração

Para os calouros de Administração da PUC-Rio do segundo semestre de 2017, o primeiro dia começou com a apresentação do Centro de Ciências Sociais (CCS), no ginásio da Universidade. Junto com os alunos dos outros cursos que compõem o CSS, como Comunicação Social e Direito, os novos alunos aprenderam um pouco mais sobre o funcionamento da instituição. Assim que saíram do ginásio os novos membros do curso de administração seguiram para o Auditório do IAG, para entenderem melhor o funcionamento do curso. Cerca de 50 calouros estiveram presentes foram guiados pela coordenadora adjunta Renata Machado, que explicou o programa do curso e destacou a importância das atividades complementares.

DCE e coletivos

A apresentação do Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio, DCE Raul Amaro, foi um espaço destinado não apenas ao próprio DCE, mas também aos coletivos que puderam fazer uma breve explicação da sua missão na Universidade. Os membros da chapa Renova, atual gestão do Diretório, anunciaram o lançamento de um vídeo que mostra a Universidade de acordo com o olhar dos estudantes. O vídeo de 5 minutos está disponível no Facebook, e foi elogiado por veteranos e calouros nos comentários da publicação. A Atlética de Administração também deu as boas-vindas, mostrando a forte ligação que tradicionalmente a PUC e o curso tem com os esportes.

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