Teses do Centro de Teologia e Ciências Humanas são premiadas
25/08/2017 17:48
Gustavo Côrtes

Além de receber certificados, selecionados terão suas pesquisas publicadas pela Editora PUC-Rio. Decano Júlio Diniz destacou que iniciativa, parte de processo de integração de programas de pós-graduação, é uma forma de "retribuir à sociedade o que investiu em nós".

Os professores Monica Herz, Monah Winograd, Julio Cesar Diniz e Paulo Cesar Duque Estrada entregaram os prêmios aos indicados. Foto: Matheus Aguiar

O Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) premiou na sexta-feira, 18, uma tese de cada um dos oito programas de pós-graduação. Parte dos trabalhos será publicada pela Editora PUC-Rio em mídia física e outra, em mídia digital. Outras seis teses receberam menções honrosas.

A tese “Ensaiando Métodos para investigar um evento: a passagem do dirigível Graf Zepelin pelo Brasil”, a doutora em design Nádia Miranda Leschko foi a vencedora no Programa de Pós-Graduação em Artes & Design. Orientadora da tese, a professora Vera Damazio disse que o prêmio é importante para estimular as pesquisas acadêmicas sem as quais, para ela, o país não se desenvolveria:

– Às vezes o nosso trabalho parece ser em vão. Na academia não há recompensas tão nítidas como no mercado. Por isso, iniciativas como essa são importantes, para fazer com que pesquisadores percebam a importância do trabalho que desempenham.

O decano do CTCH, Júlio Cesar Diniz, alertou para a redução do investimento público em pesquisas, e ressaltou a integração dos programas de pós-graduação como atrativo para as agências de fomento, que privilegiam trabalhos interdisciplinares. Segundo Diniz, a abertura a diferentes opiniões no Conselho do CTCH ajudou o bom desempenho acadêmico:

– Hoje, no CTCH, teologia e ciências humanas estão totalmente integradas. O diálogo é o caminho, eu não conheço outro.  A Capes e as outras agências de fomento prezam por isso e privilegiam isso ao dar o financiamento. O declínio dos investimentos das agências de fomento nos deixa numa situação de atenção, temor e desconfiança. Esse edital é nosso, é de um coletivo, é uma pauta dialógica e plural, que respeita sempre o dissenso, as diferenças de opinião e as tensões. Isso tudo é necessário na comunidade científica. A lógica do consenso é ruim quando temos que discutir, mas é fundamental quando temos que construir.

Os programas de pós-graduação tiveram autonomia e critérios próprios para escolher os temas de pesquisa e os indicados. O prêmio, que faz parte de um processo de integração dos programas, explicou a coordenadora Setorial do CTCH, Monah Winograd:

– Nossa ideia é facilitar a interlocução entre os programas. O desejo é que eles se conheçam melhor e, a partir daí, dialogar e produzir. A agenda do Decanato sempre foi dar autonomia aos programas e promover interação com as ferramentas da coordenação.

Diniz ressaltou a necessidade de divulgação das pesquisas produzidas na Universidade, como forma de prestar contas à sociedade:

– Esse é um importante ritual acadêmico de reconhecimento. Muitas teses com potencial de publicação ficam anos engavetadas e às vezes nem são publicadas. A maior parte delas é financiada por agências do governo. Essa iniciativa junto à Editora PUC-Rio é uma forma de retribuir à sociedade aquilo que investiu em nós todos.

Teses premiadas:

Título: A importância dos espaços públicos em estratégias de adaptação de áreas urbanas costeiras sujeitas à inundação no contexto da mudança climática

Departamento: Arquitetura

Autor: Erika Brum

Orientador: Maria Fernanda Lemos

Título: Ensaiando métodos para investigar o rastro gráfico de um evento: a passagem do dirigível GrafZeppelin pelo Brasil

Departamento: Art/Design

Autor: Nádia Miranda Leschko

Orientador: Vera Maria Damazio

Título: O exercício da docência no ensino médio: a centralidade do papel do professor no trabalho com o jovem da periferia

Departamento: Educação

Autor: Silvana Araujo

Orientador: Isabel Alice monteiro

Título Da mímesis divina à humana: um breve estudo sobre as noções de pintura e escultura nos diálogos Sofista, Timeu e Leis de Platão

Departamento: Filosofia

Autor: Lethicia Ouro de Almeida

Orientador: Maura Iglesias

Título: Aquisição e processamento de sentenças passivas: uma investigação experimental com infantes, crianças e adultos

Departamento: Letras

Autor: João Claudio de Lima Júnior

Orientador: Letícia Maria Sicuro

Título: Ficções de infância. Clarice Lispector

Departamento: Letras

Autor: Antoneli de farias

Orientador: Rosana Kohl

Título: Redes de trabalho e ação: Colaboração, produção e política no contemporâneo

Departamento: Psicologia

Autor: Carolina Salomão Corrêa

Orientador: Solange Jobim

Título: Servidor da mesa da palavra de Deus: estudo teológico-pastoral sobre o ministério do diácono permanente

Departamento: Teologia

Autor: Juluio César Bendindelli

Orientador: Abimar de Moraes

Menções Honrosas

Título: Negociação com o armário: homossexualidade e estigma em narrativas de história da vida

Departamento: Letras

Autor: Leandro da Silva

Orientador: Liliana Cabral

Título: Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos

Departamento: Letras

Autor: Luane da Costa

Orientador: Erica dos Santos 

Título: Manual do Corpo em treinamento

Departamento: Letras

Autor: Lia Duarte

Orientador: Júlio Cesar Valladão Diniz

Título: Uma descoberta anunciada: lembranças, apagamentos e heranças do mercado de escravos do Valongo no Rio de Janeiro

Departamento: Letras

Autor: Rogério Pacheco Jordão

Orientador: Eneida leal Cunha 

Título: No palco da vida, a morte em cena: as repercussões de terminalidade em UTI para a família e para a equipe médica

Departamento: Psicologia

Autor: Mayla Cosmo Monteiro

Orientador: Andrea Seixas

Título: Artes de fazer com os sons: uma escuta psicanalítica da prática orquestral

Departamento: Psicologia

Autor: Sabira de Alencar

Orientador: Maria Inês Bittencourt

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