Presença que nos honra
29/08/2017 10:15

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., fala sobre a visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, que proferiu palestra da Aula Inaugural do curso de Direito da Universidade. 

     

Da esquerda para direita: professora Carolina Mello, professor Rogério Nascimento, ministra Cármen Lúcia, padre Josafá, professor Francisco de Guimaraens, professor Florian Hoffman

No último dia 25 de agosto, a PUC-Rio teve a honra de receber no seu campus universitário a Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármem Lúcia, convidada pelo Centro Acadêmico Eduardo Lustosa. Além do brilhantismo de suas palavras, que certamente encheu a mente e o coração de nossos alunos e professores durante a palestra, outros aspectos chamaram a atenção de todos nós que a recebemos no Departamento de Direito. Primeiro, pela simplicidade de sua pessoa, que não exigiu nada da instituição para garantir a sua segurança, desde o deslocamento do aeroporto, e mesmo durante o pouco tempo em que esteve no campus universitário. Segundo, pelo apreço que ela demonstrou pela PUC-Rio, pois afinal sua história acadêmica está relacionada com a PUC-MG, outra Universidade Pontifícia que partilha conosco os grandes ideais da educação superior no Brasil.

A grandeza de seu gesto, o apreço pela educação, a simplicidade no seu modo de ser, e a profundidade na abordagem de temáticas na área do direito, além de outros atributos, nos enche de honra e esperança, pois são estes testemunhos concretos que dão credibilidade às nossas instituições democráticas, e nos fazem ter esperança num país melhor e mais justo.

Nestes momentos difíceis em que vivemos, carentes de lideranças com credibilidade, a Universidade se sente enriquecida com a presença de pessoas sábias e coerentes que transmitem testemunho de esperança, simplicidade de vida e profundidade de conhecimento. Parabéns aos nossos jovens alunos por esta iniciativa que engrandece a nossa Universidade.

                                                                              Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
50 anos da UCP
A Universidade Católica de Portugal encerrou a celebração dos 50 anos nos dias 11 e 12, em Lisboa, e o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., participou da comemoração 
Sabedoria de discernir em tempos conflitivos
Em artigo, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., critica a polarização e os radicalismos, que geram os dissensos, e que só podem ser vencidos pela busca de consenso e conciliação.
Nota de solidariedade e pesar
Em nota, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueir, S.J, lamenta o incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro e se solidariza com professores, pesquisadores e funcionários da instituição.