Começa o MoodleMoot Brasil
18/10/2017 17:01
Lucas França

Conferência aborda o uso de tecnologias em sala de aula, em especial da plataforma Moodle 

Professor Ricardo Bergmann dá as boas-vindas aos participantes da conferência. Foto: Fernanda Maia

Mesas e debates sobre ensino e aprendizagem no ambiente virtual compõem a programação da conferência MoodleMoot Brasil, que começou nesta quarta-feira, 18, na PUC-Rio.  A abertura foi realizada pelo Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, e por Gilvan Marques, membro da Comunidade Moodle Brasil. Durante dois dias, os usuários e interessados pela plataforma poderão assistir às palestras sobre temas específicos que envolvam o uso do Moodle no auditório do RDC.

O Moodle é um ambiente de aprendizagem aberto, gratuito, que pode ser configurado e editado pelos usuários. Ele tem a proposta de facilitar o aprendizado on-line dos usuários e dar apoio a professores e alunos. Ele é mantido por uma comunidade mundial de usuários e programadores que frequentemente acrescentam melhorias ao sistema. Professor Ricardo Bergmann ressaltou a presença do criador da plataforma Moodle, o australiano Martin Dougiamas, na Universidade.

— É uma grande satisfação estar no 15º encontro do MoodleMoot, realizado no Brasil. Fico feliz de receber colegas da própria PUC e de outras instituições no nosso campus. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Martin por estar aqui conosco e espero que esses dois dias sejam muito proveitosos para a comunidade.

Gilvan Marques destacou a diversidade das palestras, que abrangem o público técnico, os administradores e professores. Ele ressaltou o desempenho do Moodle no Brasil, que está em terceiro lugar no ranking mundial de sites registrados no Moodle, e sobre o caráter especial que esta edição da Conferência tem, já que é a primeira vez que ocorre no Rio.  

Professores Daniela Vargas, Gilda Campos e Ralph Bannel participam da primeira mesa do encontro

Os benefícios e problemas que existem na relação entre tecnologia e educação foi o tema da primeira mesa de discussão, com a participação da Coordenadora Central de Graduação, professora Daniela Vargas, do diretor do Departamento de Educação, professor Ralph I. Bannell, e mediação da Coordenadora Central de Educação à Distância (CCEAD), professora Gilda Helena Bernardino de Campos.

O professor Ralph Bannell, que utiliza a plataforma Moodle nas aulas, assinalou a influência que a tecnologia estabelece na mente humana. Para ele, as operações tecnológicas e a interação com o ambiente, que ocorrem fora do cérebro, são parte do processo cognitivo humano. Bannel disse que o celular, por exemplo, hoje, faz parte da mente.

— Não é uma ideia ainda bem aceita, mas é muito interessante e tem ganhado cada vez mais terreno. Essa condição da tecnologia reúne todos e permite flexibilização no processo de ensino e aprendizado.

Os palestrantes também destacaram como a tecnologia age dentro das salas de aula e como isso afeta alunos e professores. Daniela Vargas disse que o momento atual na educação brasileira é de transição entre o modelo de ensino de 20 anos atrás e o novo, cheio de tecnologia. Para ela, o método que adere à tecnologia traz coisas boas e ruins.

— Meus alunos interferem positivamente na aula por conta da tecnologia. Alguns professores utilizam grupos no WhatsApp para interagir com a turma. Esse novo método ajuda a repensar a presença em sala de aula, mas também afeta a privacidade de trabalho, tanto do aluno quanto do professor.

Os encontros prosseguem até quinta-feira, 19, com programação durante todo o dia no auditório do RDC.  

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