Uma missão de justiça e reconciliação
20/10/2017 12:36
Karen Krieger

Superior Geral da Companhia de Jesus realiza série de visitas às instituições jesuítas no Brasil. Na última quarta-feira, 18, ele esteve na PUC-Rio, onde se encontrou com professores, alunos e funcionários 

Padre Arturo Sosa conversa com alunos e professores no Auditório Padre José de Anchieta. Fotos: Matheus Aguiar

Um ano após ser eleito como Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa Abascal, S.J., cumpre uma agenda de visitas às instituições da ordem. Ele esteve na PUC-Rio na tarde de quarta-feira, dia 18, onde conheceu as instalações e alguns dos projetos realizados pela Universidade. O religioso fez questão de se reunir com o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., com os Vice-Reitores e Decanos durante a passagem pela instituição.

O Superior Geral da ordem jesuíta é venezuelano e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo. Ao longo do dia que passou no campus da Gávea, padre Sosa exaltou a PUC-Rio como uma instituição comprometida com a missão jesuíta. O religioso proferiu uma palestra no Auditório Padre José de Anchieta. Ao lado do Reitor, padre Sosa afirmou que a reconciliação entre os homens precisa ser urgentemente implementada nos tempos atuais.

No início do encontro, o Superior Geral relembrou a formação da Companhia de Jesus, voltada ao auxílio dos mais necessitados. Mas, no decorrer dos séculos, o campo da educação, de acordo com o sacerdote, conquistou espaço na Companhia. Os colégios jesuítas, comentou, foram uma experiência inicial para a atuação acadêmica da Companhia. Assim, o humanismo renascentista começou a ser difundido pelos padres.

- A espiritualidade, nascida da experiência pelos Exercícios Espirituais, iluminou a profunda compreensão da Companhia de Jesus sobre o mundo, o ser humano e o seu destino. Ela foi a base para aqueles homens (jesuítas), que se deixaram ser conduzidos pelo Espírito de Deus. Eles perceberam que pelo trabalho educativo haviam encontrado um caminho excelente de serviço à Igreja, ao Evangelho e à Humanidade.

O Superior Geral dedicou um momento para conversar com Vice-Reitores e Decanos da Universidade

O Superior Geral enfatizou a natureza social do ser humano. Segundo ele, uma comunidade cresce por causa das relações de indivíduos diferentes. A política – como atuação em sociedade – está em estado crítico nos tempos atuais. Padre Sosa se referiu a um discurso do Papa Francisco na 36ª Congregação Geral dos Jesuítas, no qual o pontífice afirmou que “a política é uma das maiores formas de caridade”.

Outro ponto abordado pelo sacerdote foi a necessidade de uma justiça social. Para ele, a justiça não deve se limitar a garantir os direitos e deveres individuais, mas uma justiça preocupada com a busca e garantia do bem comum.

- A justiça social é a base da solidariedade, outro valor ético da concepção do ser humano que leva a incluir entre os critérios de escolha o relacionamento com os outros - observou.

Em outra citação ao Papa Francisco, padre Sosa lembrou o Decreto 1 da Laudato Si’: “não há duas crises separadas, uma crise ambiental e uma social, mas uma única e complexa crise socioambiental”. Segundo o Superior Geral, a realidade da crescente desigualdade social por causa do empobrecimento das pessoas e dos povos, a exploração dos mais fracos e o abuso da natureza são exemplos dessa crise presente relatada no documento. O sacerdote apontou que as raízes dessa crise são espirituais.

Padre Sosa enfatizou o diálogo como prática política e ferramenta de superação dessa crise. Segundo ele, a palavra latina magis, que significa “melhor” ou “mais”, pode sintetizar a missão da Companhia de Jesus de buscar uma reconciliação dos seres humanos entre si e com Deus.

- Somos uma comunidade humana única neste planeta, e não há como escapar do nosso destino comum.

Padre Sosa conversa com alunos do NEAM no salão da Pastoral Universitária

No fim do encontro, o clérigo enalteceu a PUC-Rio. Para ele, a Universidade apresenta uma excelência acadêmica e intelectual segundo os princípios da Companhia de Jesus. Padre Sosa afirmou que a PUC-Rio amplia os horizontes da vida universitária e que a visita dele renova a gratidão à Universidade.

Na mesa, ao lado do Superior Geral da Companhia de Jesus e do Reitor da PUC-Rio estavam o Provincial dos Jesuítas do Brasil, padre João Renato Eidt, S.J., o presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., e o Vice-Reitor, padre Francisco Ivern Simó, S.J., acompanharam a palestra.

Antes do encontro com professores e alunos, o Superior Geral conheceu a Pastoral Universitária, onde conversou com 50 jovens do NEAM. Em visita ao Instituto Tecgraf, padre Sosa recebeu uma imagem do Cristo Redentor, fabricada por uma impressora 3D. O sacerdote ainda deixou uma semente no campus da PUC-Rio: plantou um ipê amarelo em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Leia o texto completo da apresentação do Padre Arturo Sosa.

Em gesto simbólico, padre Sosa planta um ipê no bosque da Universidade, em frete à Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento