Paixão pela humanidade
20/10/2017 12:42
Ana Vitoria Barros

Missa de Ação de Graças encerra visita do Superior Geral da Companhia de Jesus à PUC-Rio

Missa em Ação de Graças reúne religiosos, professores e alunos da Universidade. Fotos: Matheus Aguiar

O Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa Abascal, S.J., concluiu a visita à PUC-Rio na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com uma missa em Ação de Graças. No dia dedicado ao apóstolo São Lucas, 18 de outubro, padre Sosa ressaltou a importância do apóstolo na missão de anunciar a Boa Nova. A celebração foi presidida pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e a homilia foi proferida pelo padre Sosa, o primeiro Superior Geral da Companhia de Jesus a visitar a instituição.

Durante a cerimônia, padre Sosa comentou sobre a intelectualidade do apóstolo, cuja formação, ressaltou, contribuiu para que o apóstolo estudasse a vida de Jesus e a escrevesse de forma mais acessível. O Superior Geral comentou que o Evangelho permitiu que São Lucas visse com outros olhos a realidade e não ficasse restrito ao conhecimento adquirido pelo estudo. Segundo o sacerdote, o santo é uma inspiração para o apostolado intelectual da Companhia de Jesus.

Padre Arturo Sosa ressalta que a missão dos jesuítas nasce da paixão pela Humanidade

Na homilia, ele fez menção à palavra em latim magis, utilizada pelo fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola. Loyola atribuía o termo à postura de não-conformidade daqueles que encontram Cristo e optam por colaborar na missão libertadora.

- O magis do Espírito mostra que é possível fazer sempre mais e melhor. O apostolado intelectual da Companhia de Jesus nasceu da paixão pela humanidade.

Os padres presentes na missa usavam vestes e estolas vermelhas em homenagem à São Lucas. A liturgia também teve a participação do Coral da PUC. Ao final da cerimônia, o Reitor agradeceu a visita de padre Sosa à Universidade e destacou a alegria de ter um Papa e um Superior Geral da Companhia de Jesus latinos. 

Leia o texto completo da homilia proferida pelo Padre Arturo Sosa.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro