30 anos de integração, aprendizagem e serviço
17/11/2017 17:16
Eduardo Diniz, Julia Carvalho e Lucas França

Alunos, professores, funcionários e ex-estagiários se reuniram para celebrar as três décadas do Projeto Comunicar

30 Anos de Comunicar

A comemoração dos 30 anos do Projeto Comunicar ocorreu na terça-feira, dia 14, com uma missa celebrada pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., seguida por uma festividade nos pilotis da Ala Kennedy. Além do Reitor estavam presentes o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Decano do CCS, professor Luiz Roberto Cunha, e o Coordenador Geral do Projeto Comunicar, professor Miguel Pereira, que também é um dos fundadores.

Na cerimônia, dois funcionários receberam homenagens. A coordenadora administrativa, Rita Luquini, recebeu uma placa comemorativa pelos 30 anos de serviços prestados ao Projeto. O técnico de audiovisual Jorge Paulo de Araújo também foi condecorado pelo trabalho nos 24 anos que faz parte do Comunicar.

Durante a missa, padre Josafá destacou o sucesso do Projeto. Segundo ele, mais de 2 mil alunos já passaram pelas bancadas do quarto andar da Ala Kennedy, sede do Comunicar. Ele lembrou que a iniciativa começou apenas com o PUC Urgente, criado para unificar a comunicação da Universidade, seguido do Jornal da PUC, e hoje conta com outros núcleos: Assessoria de Imprensa, Rádio PUC, Agência de Publicidade, Editora PUC, TV PUC-Rio e Comunicação Comunitária.

- O Projeto Comunicar foi uma luz que não ficou dentro do Departamento de Comunicação Social. Ele é para ser um espaço de integração e aprendizagem para jovens e professores. Sem dúvida nenhuma, esse sal na terra e essa luz alegram muitas pessoas. O Comunicar tem sido fiel ao lema da Universidade:  Alis Grave Nil (nada é pesado para quem tem asas).

Para Miguel Pereira, o Projeto tem importante função de integrar a Universidade e desenvolver as capacidades profissionais dos alunos. Hoje, envolve 25 professores e 12 funcionários administrativos que auxiliam no funcionamento e no crescimento dos estagiários, todos alunos de comunicação da PUC.

- Ele surgiu a partir de um estudo da Reitoria e do Conselho de Desenvolvimento da PUC, que mostrou que era preciso, de uma maneira inovadora, tornar a Universidade mais presente na mídia. Logo no início, pensamos em alguma coisa que envolvessem os alunos. Fizemos o projeto e apresentamos para a Reitoria, que aceitou e nos permitiu realizar imediatamente. O objetivo sempre foi a formação dos alunos, por isso ousamos em fazer uma pedagogia nova e criativa.

Foi comemorado também os 25 anos do professor Augusto Sampaio à frente da Vice-Reitoria Comunitária e os 50 anos do Coral da PUC. Professor Augusto destacou o mérito do Departamento de Comunicação no desenvolvimento do Projeto e a importância dos professores Miguel Pereira, Angelucia Habert, Fernando Ferreira, e da funcionária Rita Luquini para a manutenção do Comunicar. Ele relembrou a história e as principais mudanças que ocorreram na Universidade após criação desse novo método de comunicação interna.

- Para entender o Comunicar é preciso voltar 30 anos, quando cada departamento tinha o próprio espaço de notícias. O Projeto unificou todos. Analisando toda a trajetória, o saldo é muito positivo. São 30 anos de história que revolucionou a comunicação dentro da Universidade.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil