30 anos de integração, aprendizagem e serviço
17/11/2017 17:16
Eduardo Diniz, Julia Carvalho e Lucas França

Alunos, professores, funcionários e ex-estagiários se reuniram para celebrar as três décadas do Projeto Comunicar

30 Anos de Comunicar

A comemoração dos 30 anos do Projeto Comunicar ocorreu na terça-feira, dia 14, com uma missa celebrada pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., seguida por uma festividade nos pilotis da Ala Kennedy. Além do Reitor estavam presentes o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Decano do CCS, professor Luiz Roberto Cunha, e o Coordenador Geral do Projeto Comunicar, professor Miguel Pereira, que também é um dos fundadores.

Na cerimônia, dois funcionários receberam homenagens. A coordenadora administrativa, Rita Luquini, recebeu uma placa comemorativa pelos 30 anos de serviços prestados ao Projeto. O técnico de audiovisual Jorge Paulo de Araújo também foi condecorado pelo trabalho nos 24 anos que faz parte do Comunicar.

Durante a missa, padre Josafá destacou o sucesso do Projeto. Segundo ele, mais de 2 mil alunos já passaram pelas bancadas do quarto andar da Ala Kennedy, sede do Comunicar. Ele lembrou que a iniciativa começou apenas com o PUC Urgente, criado para unificar a comunicação da Universidade, seguido do Jornal da PUC, e hoje conta com outros núcleos: Assessoria de Imprensa, Rádio PUC, Agência de Publicidade, Editora PUC, TV PUC-Rio e Comunicação Comunitária.

- O Projeto Comunicar foi uma luz que não ficou dentro do Departamento de Comunicação Social. Ele é para ser um espaço de integração e aprendizagem para jovens e professores. Sem dúvida nenhuma, esse sal na terra e essa luz alegram muitas pessoas. O Comunicar tem sido fiel ao lema da Universidade:  Alis Grave Nil (nada é pesado para quem tem asas).

Para Miguel Pereira, o Projeto tem importante função de integrar a Universidade e desenvolver as capacidades profissionais dos alunos. Hoje, envolve 25 professores e 12 funcionários administrativos que auxiliam no funcionamento e no crescimento dos estagiários, todos alunos de comunicação da PUC.

- Ele surgiu a partir de um estudo da Reitoria e do Conselho de Desenvolvimento da PUC, que mostrou que era preciso, de uma maneira inovadora, tornar a Universidade mais presente na mídia. Logo no início, pensamos em alguma coisa que envolvessem os alunos. Fizemos o projeto e apresentamos para a Reitoria, que aceitou e nos permitiu realizar imediatamente. O objetivo sempre foi a formação dos alunos, por isso ousamos em fazer uma pedagogia nova e criativa.

Foi comemorado também os 25 anos do professor Augusto Sampaio à frente da Vice-Reitoria Comunitária e os 50 anos do Coral da PUC. Professor Augusto destacou o mérito do Departamento de Comunicação no desenvolvimento do Projeto e a importância dos professores Miguel Pereira, Angelucia Habert, Fernando Ferreira, e da funcionária Rita Luquini para a manutenção do Comunicar. Ele relembrou a história e as principais mudanças que ocorreram na Universidade após criação desse novo método de comunicação interna.

- Para entender o Comunicar é preciso voltar 30 anos, quando cada departamento tinha o próprio espaço de notícias. O Projeto unificou todos. Analisando toda a trajetória, o saldo é muito positivo. São 30 anos de história que revolucionou a comunicação dentro da Universidade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento