Novo diretor na Engenharia Civil e Ambiental
27/11/2017 12:20
Elisângela Almeida

O professor Ney Augusto Dumont tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental com felicitações e desafios para o novo mandato

Posse do Diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Foto: Fernanda Maia

Um modelo de administração que visa a tomada de decisões conjuntas, um trabalho com a participação de todos da Universidade e a interação da Graduação com a sociedade foram as principais promessas do novo diretor do Departamento Civil e Ambiental da PUC-Rio, professor Ney Augusto Dumont. Na manhã da última quinta-feira, 23, ele tomou posse no novo cargo. Ele é professor na Universidade há 40 anos.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., agradeceu ao ex-diretor Tárcio Mauro pela gestão. Ele o caracterizou como uma pessoa determinada e lembrou da preocupação dele com a questão ambiental. Padre Josafá também listou alguns desafios para o novo diretor, entre eles, a manutenção da excelência acadêmica e a formação de um mestrado profissionalizante.

O destaque, porém, foi para a importância da renovação do quadro de funcionários do Departamento. Segundo o Reitor, é necessário pensar a Universidade à longo prazo, e para isso é preciso construir uma base sólida. Ele utilizou o termo Ethos de Pertencimento para caracterizar o sentimento que diferencia a PUC das outras Universidades. A razão unida à emoção, capaz de formar pessoas ligadas de fato à instituição, e não apenas funcionários.

Ney Augusto brincou com a questão da idade e disse que, apesar dos anos a mais, se sente cada vez mais jovem e disposto a fazer o melhor para o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Ele também ressaltou a importância da renovação.

– Quero arrumar e pensar os próximos anos. Minha perspectiva para o momento é a de que posso dar uma contribuição para esse momento de renovação. Meu esforço é fazer com que a gente trabalhe melhor, criar um modelo de transparência e um sentido de que uma decisão só é boa se tomada em conjunto.

Dumont é professor do Quadro Principal. Ele ingressou no Departamento de Engenharia Civil em 1987. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, tem Mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela PUC-Rio e pelo Institut Fuer Statik Und Stahlbau, respectivamente. Entre 1999 e 2004, foi Vice-Decano do CTC. Atualmente, ele é revisor de projeto de fomento do CNPq, é membro do comitê assessor da Faperj, faz parte do corpo editorial da Engineering Analysis with Boundary Elements, da International Journal on Engineering Applications, da ASCE Engineering Mechanics Institute e da WIT Transactions on Modelling and Simulation.

Mais Recentes
Rotina que concilia treinos e orçamentos
O gerente de orçamento e projetos da PUC-Rio, Antonio Ferreira de Oliveira, se divide entre o ciclismo e a Universidade
A arte do presépio
Em palestra do projeto Natividades Arte e Cultura, padre José Maria Fernandes relembra as origens dessa arte
Filipe Duarte Santos ministra aula na PUC
O professor português Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa, proferiu uma aula na PUC-Rio