Casa nova para o SPA
11/12/2017 17:38
Ana Vitoria Barros

Além de expandir os atendimentos, o Serviço de Psicologia Aplicada vai promover maior contato de alunos com pacientes 

Nova fachada do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Foto: Matheus Aguiar

Na quinta-feira, 7, foi inaugurado o novo prédio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. O espaço foi modificado para a construção de uma casa mais moderna, com salas e ambientes adequados aos atendimentos. As novas instalações foram apresentadas pelo Diretor do Departamento de Psicologia, J. Landeira-Fernandez, e pela coordenadora do SPA, Helenice Charchat Fichman. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., deu a bênção ao prédio e descerrou o pano que cobria a placa do SPA. A celebração foi encerrada com um coquetel oferecido aos presentes.

O Serviço de Psicologia Aplicada tem a Clínica Universitária Padre Benkö, voltada para o treinamento de alunos dos cursos de graduação e de especialização em Psicologia. A maioria dos pacientes é de pessoas de baixa renda, que vivem em regiões próximas da Universidade ou são de pessoas encaminhadas por outras clínicas. São atendidos também funcionários da instituição e alunos vinculados à Rede de Apoio ao Estudante (RAE). Segundo a coordenadora do SPA, havia uma demanda de atendimento reprimida, já que o espaço físico era limitado. Entre as mudanças do local, Helenice destaca a separação entre a clínica e a parte acadêmica.

– Nas mesmas salas em que havia atendimentos também havia supervisões para alunos de graduação e de especialização. Era preciso transformar esse local em um espaço de clínica puro, com salas específicas. Além dos pacientes que ficavam na fila de espera, nós temos um número grande de estagiários que, por falta de espaço adequado, não conseguiam atender mais pacientes. Agora, vamos fazer a supervisão de estágio e a coleta de dados de psicologia clínica na nossa outra casa aqui em frente.

A coordenadora do SPA, Helenice Charchat Fichman, e o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., apresentam a placa do novo SPA. Foto: Matheus Aguiar

O novo SPA tem 13 salas de atendimento individual, duas de observação, uma sala destinada a atendimentos em grupo, uma para RAE, uma para avaliação e um auditório. Para o próximo ano, a clínica vai ampliar atendimentos individuais e de alunos e implementar um Programa de Profissionalização do Estudante. Em 2017, a clínica atendeu 5.428 pacientes. Com as novas instalações, a expectativa é de aumentar o número para cerca de 13 mil.

O diretor do Departamento de Psicologia, J. Landeira-Fernandez, ressaltou que o SPA tem como importantes atividades o ensino aos alunos, a pesquisa voltada ao mestrado e doutorado e a extensão deste conhecimento e prática à comunidade. Para Fernandez, a reforma da clínica significa um aumento dos atendimentos e uma maior qualidade no aprendizado dos alunos da área da psicologia.

– A inauguração dessas novas instalações representa e exemplifica o princípio inaciano que rege a comunidade jesuíta. Magis é um termo latino que pode ser traduzido como mais e melhor. Nesse sentido, podemos sempre melhorar a formação dos nossos alunos e da nossa prestação de serviço. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro