Novos membros do CONDES são apresentados em cerimônia
11/12/2017 17:41
Erick Foti e Karen Krieger

O Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio (CONDES) elegeu no início do mês cinco novos membros para integrar o grupo

 

CONDES. Foto: JP Araujo

No dia 9 de novembro, foram apresentados os novos membros do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio (CONDES) na Casa de Medicina. O grupo é responsável por aconselhar a reitoria nas decisões que cercam a Universidade e auxiliar, no que for possível, em projetos. O Reitor, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., dirigiu o encontro de posse. Alguns dos novos conselheiros possuem uma antiga relação com a PUC-Rio.

Guilherme Walder Mora Ramalho

Guilherme Walder Mora Ramalho. Foto: JP Araujo

Membro mais jovem do Conselho de Desenvolvimento, Ramalho, 36 anos, é um representante da nova geração de empresários. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), foi ministro interino da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República durante o governo Dilma Rousseff. Atualmente, ele é presidente do MetrôRio. Para Ramalho, a mobilidade urbana é um fator relevante para a vida da cidade e, consequentemente, o campus da PUC-Rio.

- A mobilidade urbana é fator chave na competitividade das cidades e, muitas vezes, a principal variável de decisão para novos investimentos e consequente desenvolvimento de bairros, cidades e regiões. Estarei à disposição para colaborar com o reitor naquilo que puder ser útil também em assuntos ligados ao campus.

 

Ascânio Seleme

Ascânio Seleme. Foto: Matheus Aguiar

Vencedor de três edições do prêmio Esso, um dos mais cobiçados do jornalismo brasileiro, Ascânio Seleme é mais um novo membro do Conselho. Ele, que foi diretor de redação de O Globo até novembro deste ano, trabalhou nas editorias de economia, política e nacional e chegou a ser correspondente do jornal em Paris. Na capital francesa, nasceu sua filha, Clara Seleme, estudante de Artes & Design da PUC-Rio, a mesma Universidade cujo o jornalista, agora, aconselha a reitoria. Segundo ele, a importância do grupo vai muito além de arrecadar recursos para o campus.

- Eu acho que o mais importante é ter uma visão externa. Quero contribuir para a academia com ideias, propostas e soluções, que têm uma utilidade muito grande. A maioria das pessoas que fazem parte do conselho trabalham nesse mesmo sentido. A PUC é uma das melhores universidades do país. Os números que nos apresentaram na nossa primeira reunião são maravilhosos. Contribuir para que essa instituição permaneça forte já é uma grande satisfação.

 

Luiz Cyrillo Fernandes

Luiz Cyrillo Fernandes. Foto: Matheus Aguiar

O engenheiro e empresário é um ex-aluno da PUC. Educado em instituição jesuíta desde os 11 anos, no Colégio Santo Inácio, em Botafogo, Fernandes acredita que a Universidade acrescentou muito além da formação acadêmica. Ele, que fundou a construtora Gafisa, valoriza uma relação mais próxima entre empresários e clientes. Formado na segunda turma de Engenharia da PUC, em 1953, Cyrillo destaca a importância ética do ambiente universitário para uma instrução completa.

- A própria convivência com os colegas nos cursos, com os professores e o curso em si são um aprendizado. Estamos sempre aprendendo, quer seja fazendo outros cursos ou vivenciando a profissão. Acredito nesse conceito de educação permanente.

 

Pedro Malan

Pedro Malan. Foto: JP Araujo
     

O economista foi estudante e professor da PUC-Rio. Pai de três filhos que também passaram pela Universidade, Malan se formou em Engenharia Elétrica em 1965 e fez doutorado em Economia pela Universidade de Berkeley. Ele atuou como negociador responsável pela reestruturação da dívida externa brasileira durante o governo Collor e, posteriormente, foi ministro da Fazenda no governo de Fernando Henrique Cardoso. Para Malan, essa experiência com o cotidiano acadêmico da PUC pode beneficiar a atuação do CONDES.

- Estudei e me formei aqui em Engenharia e participei de atividades do Departamento de Economia, como aulas. Tenho muitos amigos, ligações históricas e afetivas com a Universidade, assim como vários membros da minha família, minha mulher e meus três filhos. Minha expectativa é poder dar uma modesta contribuição à PUC, junto com os demais conselheiros.

 

Ricardo Lagares

Por ter sido recém-eleito presidente da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA PUC-Rio), Lagares ingressou no conselho como um membro nato. Ele acredita que a importância do CONDES está na capacidade intelectual e na experiência profissional dos membros para arrecadar recursos e auxiliar nos projetos da Universidade.

- Os conselheiros podem conseguir recursos necessários para a realização de pesquisas, bolsas para estudantes e projetos que contribuam para o contínuo desenvolvimento da PUC, como a criação de um Fundo Endowment.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro