Assembleia Universitária
21/12/2017 18:29
Fernanda Cubel, Karen Krieger e Marcelo Antonio Ferreira

Em sessão de final de ano, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, apresentou o balanço da Universidade e das atividades acadêmicas realizadas em 2017

No auditório do RDC, o Reitor da PUC proferiu a Assembleia Universitária. Foto: Matheus Aguiar

Na quinta-feira, 21, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., reuniu o corpo docente e o Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio para a sessão solene da Assembleia Universitária, no auditório do RDC. O objetivo do encontro é apresentar um balanço das atividades de maior destaque da Universidade em 2017 e refletir sobre os projetos para o próximo ano.

Na abertura da sessão, o Reitor destacou os desafios da educação superior no Estado do Rio de Janeiro. Segundo padre Josafá, a crise nacional afeta o ensino e a pesquisa do país, além de gerar um clima de pessimismo e desânimo. Ele ressaltou que reajustes foram feitos no final de 2017 para não comprometer a regularidade das atividades na Universidade, e que, possivelmente, outros serão feitos ao longo de 2018.

- A PUC-Rio tem enfrentado de maneira positiva esses momentos de crise, com realismo e dedicação, consciente de que não podemos abrir mão desse modelo acadêmico que nos orgulha e que tem prestado um serviço relevante à educação superior do nosso país.

Apesar do contexto econômico desfavorável, padre Josafá destacou a missão da Reitoria de ser portadora de boas notícias para a Universidade. Segundo ele, foi priorizada para o Relatório Final de 2017 a divulgação das grandes realizações do ano, sobretudo de caráter internacional, assim como dos principais visitantes à PUC.

- Como instituição católica, inspirada na Boa Nova do Evangelho, devemos ser comunicadores de esperança e divulgadores de grandes acontecimentos positivos que permearam o ano de 2017.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Foto: Matheus Aguiar

De acordo com o Reitor, houve um empenho da Vice-Reitoria e dos centros acadêmicos para a contenção de despesas na Universidade e, segundo ele, os esforços continuarão em 2018. Com o objetivo de diminuir o impacto no orçamento, padre Josafá observou que haverá uma revisão na política de bolsas de estudo.

O Reitor enfatizou o desafio da PUC em avançar no planejamento e racionalização acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação. Segundo ele, isso permitirá o uso eficiente dos recursos da Universidade, tanto em relação ao corpo docente quanto ao campus. Padre Josafá também salientou a importância de se investir na interdisciplinaridade.

- Temos que incentivar as novas tecnologias, metodologias em sala de aula e planejamento acadêmico. O mundo está caminhando nessa direção, e não podemos ficar para trás.  

Em relação à Vice-Reitoria de Desenvolvimento, o Reitor frisou a necessidade de manter as parcerias já realizadas e investir em novos projetos, como na área médica e informática. Da mesma forma, ele destacou a necessidade de ampliar o programa de internacionalização da instituição.

- Oito por cento dos alunos da PUC são intercambistas. Isso é um bom cenário, pois mostra que a Universidade está ficando cada vez mais internacional.

O Reitor também ressaltou que foram desenvolvidas novas instalações na Universidade, como a inauguração da Casa de Medicina e as reformas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Ele enfatizou a doação do ex-aluno Luiz Cyrillo Fernandes para a construção de um prédio que será destinado ao Departamento de Biologia. 

Por fim, o Reitor apresentou as mudanças administrativas para 2018, que incluem mudanças de gestão do Solar Grandjean de Montigny e do Projeto Comunicar. Durante a assembleia, padre Josafá parabenizou o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, pelos 25 anos de gestão acadêmica. 

Mais Recentes
Aula Magna do Departamento de Economia
As diferentes propostas na abordagem de fatos da economia mundial foram apresentadas durante o encontro
O caminho dos livros
Para facilitar a jornada dos calouros na Universidade, O Jornal da PUC criou um guia para apresentar a biblioteca: um ambiente onde você passará grande parte da vida acadêmica. Aqui estão todas as dicas necessárias para utilizar o espaço.
Nova direção na Teologia
Professor desde 2013, padre Waldecir Gonzaga tomou posse em cerimônia marcada por comemorações e festividade