Passos em direção à Marielle e Anderson
16/03/2018 19:45
Lucas França

Cerca de 100 estudantes da PUC se reuniram e caminharam juntos para manifestação em memória à vereadora e ao motorista, no Centro da cidade

Alunos da PUC reunidos na Avenida Rio Branco para caminhada à Alerj. Foto: Lucas França

Um grupo de estudantes da PUC-Rio se organizou em passeata ontem à tarde rumo ao ato em memória da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assassinados na quarta-feira, 14, no Estácio. Cerca de 100 universitários seguiram a pé até a estação do metrô Antero de Quental, no Leblon, onde embarcaram em direção à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro.

A ideia de ir até a Alerj surgiu após a homenagem feita à Marielle, durante a manhã, na Universidade. Alunos de diferentes cursos se organizaram com o Diretório Central de Estudantes (DCE) para a realizar a caminhada e produzir cartazes. Durante o trajeto da PUC até a estação Antero de Quental, algumas frases de ordem ditas pelo grupo, como “Marielle, presente!”  e “Anderson, presente!”, receberam apoio da população – alguns motoristas buzinavam, e pedestres reproduziam as expressões entoadas pelos estudantes da PUC.

Um vagão do metrô foi separado para que os universitários viajassem juntos. Sem dispersar, eles saltaram na estação Carioca e seguiram para o ato principal. Na Alerj, os responsáveis pela organização das falas em microfone aberto anunciaram a presença da PUC-Rio, e todos aplaudiram.

Aluno de Ciência da Computação e representante do DCE, Guilherme Durão, 20 anos, garantiu que não havia nenhuma liderança no ato e, ressaltou, a movimentação nasceu de um momento de união do alunato em solidariedade à Marielle e Anderson.

— O que existe, no máximo, é uma organização puxada pelo DCE com fim de tentar movimentar todos por Marielle, que é fortíssima para a PUC.

Aluno de Química, Welerson dos Santos, 20 anos, comentou que decidiu estar ali pela revolta de testemunhar mais um assassinato de uma mulher negra no Brasil.

-  Acho que a Marielle trouxe essa união, juntou o movimento negro, mas também brancos, para marchar juntos contra o racismo e o genocídio do povo.

Colaborou Lethicia Amâncio.

Mais Recentes
Fantástico universo dos animes
Influenciados pelos mangás, os desenhos animados japoneses conquistam fãs no Brasil e no mundo  
Reitor da PUC-Rio visita MPRJ
Padre Josafá se encontra com procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem
Vozes pela educação
Passeata no Centro do Rio reúne cariocas de diversas idades contra a redução de verbas para o ensino público