Nova sala da Cátedra Carlo Maria Martini
03/04/2018 12:22
Eduardo Diniz

O espaço permitirá a ampliação de programas para diálogo da fé com a sociedade

A coordenadora geral da Cátedra, professora Maria Clara Bingemer, durante a comemoração

A nova sala da Cátedra Carlo Maria Martini – CTCH foi inaugurada nesta terça-feira, 3, no Edifício Cardeal Leme.  A proposta do espaço é aumentar os programas para os outros departamentos da Universidade. A responsável pela coordenação geral da Cátedra, professora Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia, conduziu a comemoração. O espaço também foi abençoado pelo Vice-Reitor da PUC-Rio, padre Francisco Ivern Simó, S.J.

Maria Clara destacou a importância de os alunos considerarem a Cátedra um espaço deles. Ela explicou que o propósito da sala é acolher os estudantes com a realização de projetos sobre expressões religiosas do país e a pluralidade social. Segundo a professora, a expectativa é de ampliação das atividades para os outros Departamentos da Universidade, e não apenas o de Teologia.

— A prioridade sempre será o diálogo da fé com a cidade. Fizemos essa reforma para tornar a Cátedra mais confortável e atraente para os estudantes. Ela servirá, além de abrigar os projetos como Amoris Laetitia, Consciência Negra e Notícias Teológicas, também para defesa de teses e outras reuniões que a Universidade realiza. Tenho que agradecer muito a Vice-Reitoria pela ajuda na reforma.

O padre Waldecir Gonzaga durante a reinauguração da Cátedra

Professor do Departamento de Teologia, padre Waldecir Gonzaga relembrou que o lugar é para a construção e encontro do bem com uma caminha de carinho, respeito e solidariedade. Ele defendeu que a violência na sociedade pode ser combatida com o bem e que a Cátedra tem papel fundamental para reflexão e debate dos alunos. O padre ainda destacou que será criada uma nova Cátedra no Departamento para continuação dos projetos.

Mais Recentes
Viver é a melhor opção
André Trigueiro fala sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida, questões abordadas em seu livro, em um dos encontros que celebram o Setembro Amarelo na PUC-Rio
II Encontro CCB
Professores, mestrandos e doutorandos discutem questões sobre Cultura e Consumo
Incentivo ao empreendedorismo
Diretor da Faperj, Maurício Guedes, participa de Aula Inaugural de empreendedorismo na PUC-Rio