Nova sala da Cátedra Carlo Maria Martini
03/04/2018 12:22
Eduardo Diniz

O espaço permitirá a ampliação de programas para diálogo da fé com a sociedade

A coordenadora geral da Cátedra, professora Maria Clara Bingemer, durante a comemoração

A nova sala da Cátedra Carlo Maria Martini – CTCH foi inaugurada nesta terça-feira, 3, no Edifício Cardeal Leme.  A proposta do espaço é aumentar os programas para os outros departamentos da Universidade. A responsável pela coordenação geral da Cátedra, professora Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia, conduziu a comemoração. O espaço também foi abençoado pelo Vice-Reitor da PUC-Rio, padre Francisco Ivern Simó, S.J.

Maria Clara destacou a importância de os alunos considerarem a Cátedra um espaço deles. Ela explicou que o propósito da sala é acolher os estudantes com a realização de projetos sobre expressões religiosas do país e a pluralidade social. Segundo a professora, a expectativa é de ampliação das atividades para os outros Departamentos da Universidade, e não apenas o de Teologia.

— A prioridade sempre será o diálogo da fé com a cidade. Fizemos essa reforma para tornar a Cátedra mais confortável e atraente para os estudantes. Ela servirá, além de abrigar os projetos como Amoris Laetitia, Consciência Negra e Notícias Teológicas, também para defesa de teses e outras reuniões que a Universidade realiza. Tenho que agradecer muito a Vice-Reitoria pela ajuda na reforma.

O padre Waldecir Gonzaga durante a reinauguração da Cátedra

Professor do Departamento de Teologia, padre Waldecir Gonzaga relembrou que o lugar é para a construção e encontro do bem com uma caminha de carinho, respeito e solidariedade. Ele defendeu que a violência na sociedade pode ser combatida com o bem e que a Cátedra tem papel fundamental para reflexão e debate dos alunos. O padre ainda destacou que será criada uma nova Cátedra no Departamento para continuação dos projetos.

Mais Recentes
Aula Magna do Departamento de Economia
As diferentes propostas na abordagem de fatos da economia mundial foram apresentadas durante o encontro
O caminho dos livros
Para facilitar a jornada dos calouros na Universidade, O Jornal da PUC criou um guia para apresentar a biblioteca: um ambiente onde você passará grande parte da vida acadêmica. Aqui estão todas as dicas necessárias para utilizar o espaço.
Nova direção na Teologia
Professor desde 2013, padre Waldecir Gonzaga tomou posse em cerimônia marcada por comemorações e festividade