Um novo Vice-Reitor para a Universidade
08/05/2018 17:02
Paula Ferro

Padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J. toma posse como Vice-Reitor da PUC-Rio e padre Francisco Ivern Simó S.J. ocupa cargo de Assessor da Reitoria para Assuntos de Identidade e Missão

O novo Vice-Reitor padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J. e o Reitor da PUC-Rio padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. Foto: Thaiane Vieira

Em cerimônia realizada na terça-feira, 8, na sala do Conselho Universitário, o professor Álvaro Mendonça Pimentel S.J. tomou posse como Vice-Reitor da PUC-Rio. O jesuíta é formado em filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e em Teologia pelas Facultés Jésuites Centre Sévres de Paris. Padre Francisco Ivern Simó S.J., que ocupava o cargo desde 2010, será Assessor da Reitoria para Assuntos de Identidade e Missão, cujo objetivo é manter os princípios e valores da PUC-Rio.

O Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., presidiu a cerimônia, que teve a presença do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, do Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e do Vice-Reitor de Desenvolvimento, professor Sergio Bruni e do Presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J. Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado também compareceu à posse, representando o Grão Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta O. Cist. Segundo o Reitor, padre Josafá, a chegada do padre Álvaro é parte de um processo de renovação na PUC-Rio.

— É importante pensar sempre em renovação. Estamos renovando os departamentos e a Reitoria também tem que dar o testemunho pela renovação. Para isso, a presença do padre Álvaro será extremamente positiva. Ele é uma pessoa inteligente, de boa formação acadêmica, que gosta da Universidade e de profundo pensamento na área da Filosofia.

Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, o professor Álvaro Mendonça Pimentel cursou mestrado em Filosofia pela PUC-Rio, em 1998, e, dez anos depois, recebeu o título de doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e realizou o estágio de pesquisa no Centre d’Arquives Maurice Blondel, da Université Catholique de Louvain, na Bélgica. Para ele, voltar à Universidade como Vice-Reitor e professor do Departamento de Filosofia é realizar um desejo antigo.

— Estou muito feliz com essa volta à PUC-Rio, onde estive como aluno de mestrado. Sempre tive saudade e sentia vontade de estar aqui novamente. Me sinto como alguém que retorna à sua alma mater e, inclusive, reencontra alguns mestres. Desejo me empenhar muito para conciliar tudo, estar ao lado do padre Josafá e retomar o meu trabalho de professor no Departamento de Filosofia.

Em 2014, fez estágio Pós-Doutorado na The Catholic University of America, Estados Unidos. Antes de assumir a Vice-Reitoria da PUC-Rio, padre Álvaro Mendonça Pimentel ocupava o cargo de Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-MG) e era professor titular do Departamento de Filosofia da FAJE.

O padre Francisco Ivern, que ocupava o cargo de Vice-Reitor desde 2011, agradeceu a colaboração dos colegas de trabalho durante os últimos anos. Em homenagem, o Reitor da Universidade definiu Ivern como uma pessoa experiente e de grande experiência social. Segundo o padre Josafá, a comunidade PUC-Rio sempre será grata ao padre Ivern pelos trabalhos realizados.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil